Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Petróleo (ANP) anunciou hoje que prorrogou até 12 de junho o prazo final para o registro de empresas interessadas em um leilão de campos de hidrocarbonetos inativos.
A licitação de áreas inativas com reservas de petróleo e gás tem o objetivo de estimular a participação de pequenas e médias empresas no negócio.
Segundo a ANP, os altos preços dos hidrocarbonetos tornam rentáveis a exploração de jazidas que deixaram de ser do interesse da Petrobras e de outras grandes empresas.
O prazo para que as empresas apresentassem as propostas terminou em 27 de maio.
A licitação, prevista para 28 de junho, oferecerá áreas que somam 305 quilômetros quadrados na bacia de Potiguar, no Rio Grande do Norte, no Maranhão e no Espírito Santo.
O objetivo é reativar os campos que não atraem o interesse de grandes empresas do setor, devido ao pequeno volume de hidrocarbonetos recuperáveis, segundo o órgão regulador.
"Com o barril de petróleo negociado a US$ 70, esta segunda rodada é uma das melhores oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas que querem entrar no mercado de petróleo e gás", acrescentou em comunicado.
O Brasil produz hoje 1,8 milhão de barris de petróleo por dia e cerca de 300 mil barris equivalentes a gás natural. Quase todo este volume está nas mãos da Petrobras.
Nos últimos oito anos, a ANP também organizou sucessivos leilões para contratos de prospecção e produção em áreas convencionais, abertas a capitais nacionais e internacionais.
30/05/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...