ANP licitará perfurações de quatro poços pelo país


Houston - Pela primeira vez desde sua criação, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai licitar, até o final do ano, a perfuração de quatro poços estratigráficos para identificar detalhes geológicos das bacias do Acre, Parnaíba, São Luiz e São Francisco.
A reguladora utilizava os dados prévios repassados pela Petrobras sobre as bacias brasileiras, obtidos em sísmicas e poços perfurados antes de sua criação em 1998. "Estes poços marcam uma nova era para a ANP", disse a diretora da agência, Magda Chambriard, em entrevista durante a feira Offshore Technology Conference, em Houston.
A estréia da reguladora neste segmento foi com os dois poços perfurados no pré-sal da Bacia de Santos, por encomenda da União. Os poços visavam a identificação dos reservatórios contendo cinco bilhões de barris a serem repassados pelo governo à Petrobras por meio da cessão onerosa incluída na capitalização da estatal.
De acordo com a diretora, havia a perspectiva de incluir na licitação também a perfuração de um poço na Bacia do Paraná, mas um primeiro termo de referência apurou um custo de R$ 90 milhões. "Vamos reavaliar as dificuldades e repensar este poço", disse. A perspectiva, segundo ela, é de que a média de custos para a perfuração seja de R$ 50 milhões por poço.
A diretora afirmou que estes dados já poderiam estar disponíveis para uma 12ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias. Já sobre a 11ª Rodada, prevista para este ano, Magda disse que a ANP está pronta para realizá-la desde março do ano passado, quando enviou ao Ministério de Minas e Energia as áreas sugeridas para a licitação.
O diretor da ANP responsável pela organização das rodadas, Nelson Narciso, disse que é provável que o novo leilão seja apreciado na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no final de junho. "Se isso ocorrer, a nova rodada deve acontecer em outubro", lembrou.


03/05/2010

Fonte: Monitor Mercantil

 

Curso Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita