ANP exclui bloco gigante de licitação


Rio - Apetite não saciado das petrolíferas. O cobiçado bloco BS-400, na bacia de Santos, onde foram encontradas reservas gigantes de gás natural no ano passado, está fora da sexta rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que será realizada em agosto. A retirada é reflexo da nova sistemática de escolha dos blocos que vão a leilão, que passa agora pela orientação do Ministério de Minas e Energia. Antes, a ANP tinha autonomia para definir os blocos ofertados.

A idéia do governo, a partir de agora, é definir qual será a relação entre os volumes de produção e as jazidas de petróleo e gás, com limites para a extração dos produtos. Até agora, o Brasil não contava com esse tipo de planejamento.

A decisão de se resguardar o BS-400 não tirou, porém, o apetite de companhias como El Paso, Amerada Hess, Starfish e Chevron Texaco pela disputa. Essas empresas lembram que serão oferecidas na licitação áreas nobres de exploração, como o BS-500, também na bacia de Santos, e o Seal-100, na bacia Sergipe-Alagoas, onde foram encontradas reservas de óleo leve.


23/01/2004

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita