Rio - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizam dia 10/05, o Fórum “Indústria de Petróleo e Gás na Região Nordeste”. O objetivo do encontro é estimular a participação de pequenas e médias empresas do Nordeste, na Sexta Rodada de Licitações de áreas para exploração e produção, que acontecerá em agosto de 2004, nesta capital.
Na Sexta Rodada serão oferecidos 975 blocos distribuídos em 12 bacias sedimentares, sendo 680 localizados no mar e 295 terrestres. Das 12 bacias sedimentares incluídas na rodada, sete estão localizadas no Nordeste: as bacias do Recôncavo, Camamu-Almada e Jequitinhonha, na Bahia; Potiguar, no Ceará/Rio Grande do Norte; Barreirinhas, no Maranhão, e as de Sergipe/Alagoas e Pará/Maranhão.
Para incentivar as pequenas e médias empresas na Sexta Rodada, a ANP decidiu apresentar blocos em bacias maduras, aceitar o seguro garantia para os programas exploratórios mínimos, reduzir as taxas de participação para os blocos terrestres e flexibilizar o processo de qualificação técnica. Na Bacia Potiguar - madura terrestre - 15 dos blocos oferecidos estão localizados no Ceará. Atualmente, dos nove estados brasileiros produtores, o estado responde por 1% do petróleo produzido no país, com seis campos em operação.
As licitações de áreas de exploração e produção são realizadas anualmente, desde 1999. Os investimentos mínimos previstos nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, no período compreendido entre 2003 e 2007, estão estimados em US$ 20,4 bilhões.
Ainda segundo a ANP, nas cinco rodadas anteriores foram transferidos para as empresas 189 blocos.
09/05/2004
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...