A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou os nomes dos 17 campos marginais que estão sendo estudados para serem oferecidos na Sétima Rodada de licitações. Das áreas com acumulações marginais inativas, onze estão na Bahia (Araçás Leste, Rio Una, Bom Lugar, Jacarandá, Fazenda São Paulo, Pitanga, Gamboa, Jiribatuba, Morro do Barro, Sempre Viva e Curral de Fora) e seis em Sergipe (Cidade de Aracaju, Alagamar, Foz do Vaza Barris, Tigre, Carapitanga e Cidade de Pirambu).
Ao apresentar essas áreas, a ANP pretende motivar as pequenas e médias empresas a investir em produção de petróleo em bacias terrestres maduras, onde a infra-estrutura para tratamento e transporte do petróleo e do gás natural já está instalada. Os campos ainda têm de ser aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para serem licitados.
Esses campos são conhecidos no mercado como "devolvidos". Para dar um exemplo da viabilidade do empreendimento, a ANP apresenta a reabilitação do poço Quiambina-4A, integrante do campo de Quiambina, um dos "campos devolvidos" que agora integra o Projeto Campo Escola, uma parceria com a Universidade Federal da Bahia, e que conta com o apoio da Petrobras. O local teve a sua produção restaurada em dezembro de 2003, com um investimento de cerca de R$ 300 mil. Em 2004, o poço produziu 6.500 barris de petróleo de 30 ºAPI, comprado integralmente pela Petrobras.
25/03/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...