Em choque com o Ministério de Minas e Energia, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) convocou ontem uma entrevista para defender as rodadas anuais de concessão de áreas de exploração de petróleo e informou que sem elas a auto-suficiência na produção de óleo corre risco.
Segundo a ANP, apenas as rodadas asseguram novas descobertas. Sem elas, o país só sustentará a auto-suficiência na produção durante o período de 2006 a 2010.
Segundo a ANP, após esse período a produção entraria em declínio e o país voltaria a depender de importações devido ao aumento do consumo, estimado em 2,8% ao ano. Hoje, o Brasil produz 1,6 milhão de barris por dia e consome 1,8 milhão de barris.
A periodicidade dos leilões de concessão já opôs, no final de agosto, o diretor-geral da ANP, Sebastião do Rego Barros, e a titular da pasta, Dilma Rousseff.
Para a ministra, não cabe à agência formular política energética. Na visão dela, a realização dos leilões é um mecanismo de planejamento do uso das reservas brasileiras de petróleo e gás -avaliadas em 12,8 bilhões de barris, volume que garante 18 anos de suprimento. Diferentemente do que quer a ANP, o ministério resiste em confirmar a 7ª rodada de licitações para 2005.
Embora reconheça que é de competência do ministério definir a periodicidade dos leilões, John Forman, diretor da ANP, argumenta que só com muito investimento em exploração será possível realizar novas descobertas.
Para exemplificar, Forman disse que nos EUA são perfurados 10 mil poços a cada ano com o objetivo de achar óleo. No Brasil, em toda a história da indústria petrolífera, foram 22 mil poços. Ele afirmou que apenas 3% das bacias brasileiras estão sob concessão.
O ministério informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que as rodadas não precisam ser necessariamente anuais e que a realização dos leilões dependerá da análise do interesse de investidores. Segundo o ministério, ainda não está definido se a 7ª rodada será em 2005.
03/09/2004
06/11/2025
Prefeitura de Sena abre licitação para contratar empresa visando a realização de concurso público
A prefeitura de Sena Madureira divulgou na edição ...05/11/2025
Nova licitação será realizada para contratar empresa para fazer cirurgias eletivas
O retorno do funcionamento de centro de cirurgias ...05/11/2025
Bahia lança licitação de R$142,6 milhões da nova sede do Departamento de Polícia Técnica em Salvador
A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Co...05/11/2025
Coder abre licitação para contratação de serviço de rastreamento e monitoramento de frota
A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Co...