Se o Brasil não realizar licitações de blocos de petróleo em 2012, registrará 100 mil quilômetros quadrados de áreas licitadas em exploração, significando a menor extensão até hoje na história do país, informou o assistente de gabinete da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Luis Eduardo Duque Dutra.
Ele participou do sétimo fórum do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), onde reivindicou a retomada das licitações da ANP, iniciadas em 1999.
"Hoje é fundamental que se realize a 11ª rodada [de licitações de áreas de petróleo]. Estamos prontos, só esperamos ordens superiores", afirma referindo-se a decisão da presidente Dilma Rousseff para a realização do certame.
Dutra informou que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, deixará a agência no dia 11 de dezembro. Para seu lugar, será nomeado um dos diretores da agência, em caráter interino.
Ele não quis comentar qual dos diretores seria promovido ao cargo de Lima. Quando nomeado, o atual diretor-geral ficou dois anos como interino, já que o cargo depende de aprovações do Congresso Nacional.
De acordo com o presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), João Carlos de Luca, a suspensão por três anos da realização dos leilões da ANP, compromete o planejamento das empresas estrangeiras que vieram para o Brasil e que precisam sustentar suas operações com novos blocos.
"Isso ameaça a permanência dessas empresas no país. Não vemos motivo de postergação do leilão de áreas fora do pré-sal", disse. As áreas localizadas no pré-sal dependem da discussão da distribuição dos royalties no país, o que segundo ele, pode adiar o primeiro leilão do pré-sal em dez anos.
23/11/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...