ANP cobra a retomada de licitações de blocos de petróleo


Se o Brasil não realizar licitações de blocos de petróleo em 2012, registrará 100 mil quilômetros quadrados de áreas licitadas em exploração, significando a menor extensão até hoje na história do país, informou o assistente de gabinete da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Luis Eduardo Duque Dutra.
Ele participou do sétimo fórum do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), onde reivindicou a retomada das licitações da ANP, iniciadas em 1999.
"Hoje é fundamental que se realize a 11ª rodada [de licitações de áreas de petróleo]. Estamos prontos, só esperamos ordens superiores", afirma referindo-se a decisão da presidente Dilma Rousseff para a realização do certame.
Dutra informou que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, deixará a agência no dia 11 de dezembro. Para seu lugar, será nomeado um dos diretores da agência, em caráter interino.
Ele não quis comentar qual dos diretores seria promovido ao cargo de Lima. Quando nomeado, o atual diretor-geral ficou dois anos como interino, já que o cargo depende de aprovações do Congresso Nacional.
De acordo com o presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), João Carlos de Luca, a suspensão por três anos da realização dos leilões da ANP, compromete o planejamento das empresas estrangeiras que vieram para o Brasil e que precisam sustentar suas operações com novos blocos.
"Isso ameaça a permanência dessas empresas no país. Não vemos motivo de postergação do leilão de áreas fora do pré-sal", disse. As áreas localizadas no pré-sal dependem da discussão da distribuição dos royalties no país, o que segundo ele, pode adiar o primeiro leilão do pré-sal em dez anos.


23/11/2011

Fonte: Folha.com

 

Curso Licitações

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...

31/08/2026

Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande

A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita