Enquanto ainda segue o impasse sobre o licenciamento ambiental para as usinas hidrelétricas (apenas uma usina já tem licenciamento ambiental), a Aneel divulgou hoje os estudos de viabilidade técnico-econômica, de impacto ambiental e os relatórios de impacto ambiental de 17 usinas hidrelétricas que poderão ser oferecidas em leilão previsto para dezembro.
O objetivo da divulgação dos documentos antes mesmo do lançamento do edital de licitação é estimular o interesse dos investidores pelos novos empreendimentos.
Esses documentos apresentam ao investidor um levantamento detalhado das condições para a implantação da usina, sobre os custos de engenharia e os custos ambientais do projeto, o que inclui o deslocamento da população e a área a ser inundada.
A relação das usinas pode ser consultada no site da agência (www.aneel.gov.br, acessando o link licitações/programas de geração), e os estudos obtidos junto à secretaria de licitações da Aneel.
A agência informou, no entanto, que os estudos poderão ser alterados em função dos desdobramentos do processo de licenciamento ambiental. O Ministério de Minas e Energia já trabalha com a possibilidade de obter licença ambiental prévia para apenas 14 dos 17 empreendimentos previstos.
Caso ocorram modificações, os ajustes serão divulgados pela Agência e informados aos empreendedores que retiraram a documentação.
24/08/2005
09/11/2025
Jorginho confirma licitação da barragem de Botuverá e anuncia R$ 23 milhões para prevenção de desa..
O governador Jorginho Mello (PL) confirmou, na sex...08/11/2025
Importante espaço cultural do Centro Histórico de Salvador será reformado
Um dos espaços culturais mais importantes do Centr...08/11/2025
Prefeitura de Guanambi lança licitação para construção do Parque Esportivo Comunitário Renascer
A Prefeitura de Guanambi tornou público, no final ...08/11/2025
Prefeitura abre licitação para obras que vão dobrar o tamanho do Parque Realengo Susana Naspolini;
A Prefeitura do Rio abriu concorrência eletrônica ...