Aneel credencia 105 empresas para leilão de energia nova


RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) credenciou 105 empresas, das 149 inscritas, para o leilão de empreendimentos de geração de energia nova, previsto para 16 de dezembro. As empresas que ficaram de fora ainda poderão recorrer, informou a assessoria da Aneel nesta quarta-feira.
Do total credenciado, 83 empresas deverão participar como vendedoras. As garantias financeiras para participação no leilão deverão ser depositadas no dia 14 de dezembro.
O leilão de energia nova vai licitar novas usinas ainda sem concessão ou autorização e também projetos concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004, que entraram em operação comercial a partir de 1o de janeiro de 2000 e cuja energia estava sem contratação até 16 de março do ano passado.
Até segunda-feira, o governo havia conseguido apenas seis licenças ambientais referentes às 17 usinas hidrelétricas que pretendia licitar no primeiro leilão de novos empreendimentos realizado no atual governo. A expectativa é de que, até o leilão, mais sete licenças sejam concedidas.
Entre as 30 empresas interessadas em projetos de novas usinas estão a espanhola Endesa, a portuguesa EDP, as brasileiras estatais Furnas, Eletrosul, Chesf e Eletronorte e a Cemig e a Copel, entre outras.
Para usinas termelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e projetos de ampliação ou importação, foram credenciadas 17 empresas como Cosan e Petrobras Distribuidoras, da Petrobras, entre outras.
Já para os projetos concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004, que estavam sem contratação até março deste ano, as chamadas usinas "botox", estão na disputa 50 empresas, como Furnas, Alcoa Alumínio, a belga Tractebel, Votorantim Cimentos, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Cesp.
Para a ponta compradora, foram credenciadas 22 empresas distribuidoras de energia.


23/11/2005

Fonte: AOL Notícia

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Orçada em R$ 3 milhões: Paço marca licitação para obra de alargamento da Av. dos Estudantes

A prefeitura marcou, para o próximo dia 30, a lici...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita