RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) credenciou 105 empresas, das 149 inscritas, para o leilão de empreendimentos de geração de energia nova, previsto para 16 de dezembro. As empresas que ficaram de fora ainda poderão recorrer, informou a assessoria da Aneel nesta quarta-feira.
Do total credenciado, 83 empresas deverão participar como vendedoras. As garantias financeiras para participação no leilão deverão ser depositadas no dia 14 de dezembro.
O leilão de energia nova vai licitar novas usinas ainda sem concessão ou autorização e também projetos concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004, que entraram em operação comercial a partir de 1o de janeiro de 2000 e cuja energia estava sem contratação até 16 de março do ano passado.
Até segunda-feira, o governo havia conseguido apenas seis licenças ambientais referentes às 17 usinas hidrelétricas que pretendia licitar no primeiro leilão de novos empreendimentos realizado no atual governo. A expectativa é de que, até o leilão, mais sete licenças sejam concedidas.
Entre as 30 empresas interessadas em projetos de novas usinas estão a espanhola Endesa, a portuguesa EDP, as brasileiras estatais Furnas, Eletrosul, Chesf e Eletronorte e a Cemig e a Copel, entre outras.
Para usinas termelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e projetos de ampliação ou importação, foram credenciadas 17 empresas como Cosan e Petrobras Distribuidoras, da Petrobras, entre outras.
Já para os projetos concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004, que estavam sem contratação até março deste ano, as chamadas usinas "botox", estão na disputa 50 empresas, como Furnas, Alcoa Alumínio, a belga Tractebel, Votorantim Cimentos, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Cesp.
Para a ponta compradora, foram credenciadas 22 empresas distribuidoras de energia.
23/11/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...