RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) credenciou 105 empresas, das 149 inscritas, para o leilão de empreendimentos de geração de energia nova, previsto para 16 de dezembro. As empresas que ficaram de fora ainda poderão recorrer, informou a assessoria da Aneel nesta quarta-feira.
Do total credenciado, 83 empresas deverão participar como vendedoras. As garantias financeiras para participação no leilão deverão ser depositadas no dia 14 de dezembro.
O leilão de energia nova vai licitar novas usinas ainda sem concessão ou autorização e também projetos concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004, que entraram em operação comercial a partir de 1o de janeiro de 2000 e cuja energia estava sem contratação até 16 de março do ano passado.
Até segunda-feira, o governo havia conseguido apenas seis licenças ambientais referentes às 17 usinas hidrelétricas que pretendia licitar no primeiro leilão de novos empreendimentos realizado no atual governo. A expectativa é de que, até o leilão, mais sete licenças sejam concedidas.
Entre as 30 empresas interessadas em projetos de novas usinas estão a espanhola Endesa, a portuguesa EDP, as brasileiras estatais Furnas, Eletrosul, Chesf e Eletronorte e a Cemig e a Copel, entre outras.
Para usinas termelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e projetos de ampliação ou importação, foram credenciadas 17 empresas como Cosan e Petrobras Distribuidoras, da Petrobras, entre outras.
Já para os projetos concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004, que estavam sem contratação até março deste ano, as chamadas usinas "botox", estão na disputa 50 empresas, como Furnas, Alcoa Alumínio, a belga Tractebel, Votorantim Cimentos, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Cesp.
Para a ponta compradora, foram credenciadas 22 empresas distribuidoras de energia.
23/11/2005
02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...12/12/2025
Campo Grande divulga retomada da licitação de R$ 8,3 milhões para compra de kit escolar
Prefeitura de Campo Grande publicou a continuidade...11/12/2025
SENAC Bahia publica Edital de Licitação para a implantação da Unidade Educacional de Itabuna
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Admi...10/12/2025
Recife lança licitação para substituir energia de baixa tensão em prédios públicos
A Prefeitura do Recife irá substituir toda energia...