A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) colocou nesta terça-feira em consulta pública a minuta do edital da usina de Jirau, segunda do rio Madeira a ir a leilão. A licitação da hidrelétrica está marcada para o dia 9 de maio, na sede da agência, em Brasília.
A minuta aprovada hoje traz apenas os aspectos gerais do documento. Questões como preço teto e percentual de energia destinada ao mercado livre serão decididas pelo Ministério de Minas e Energia e acrescentadas ao edital posteriormente.
A minuta mantém regras aplicadas no leilão da usina de Santo Antônio, licitada em dezembro do ano passado. A participação de fornecedores e construtores, por exemplo, será restrita a 40% e fundos de pensão também poderão participar da disputa.
O texto ficará em audiência pública até o dia 28. A agência receberá contribuições pelo e-mail leilaogeracao05_2008@aneel.gov.br.
A usina de Jirau terá capacidade de 3.300 MW e começará a gerar energia em 2013. No ano passado, o consórcio liderado pela Odebrecht e Furnas venceu outros dois e será o responsável pela construção da usina de Santo Antônio.
O grupo ofereceu tarifa de 78,90/MWh pela energia, valor 35% maior do que o máximo previsto. Santo Antônio terá capacidade para gerar 3.150 MW e as primeiras usinas entrarão em funcionamento em 2012.
12/02/2008
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...