Sete usinas eólicas – acionadas pelo vento – devem ser construídas em Santa Catarina, e uma no Ceará, divulgou no domingo, dia 1º, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Aneel autorizou três empresas a atuarem como produtoras independentes de energia nos dois Estados. As oito unidades vão gerar 161,2 megawatts (MW).
As empresas poderão vender livremente a energia elétrica gerada pelas novas usinas, orçadas em R$ 403 milhões. Em Santa Catarina, as sete usinas devem ser instaladas nas cidades de Laguna, Bom Jardim da Serra e Água Doce.
Um estudo elaborado pela Celesc apontou estas regiões – onde a velocidade do vento é superior a seis metros por segundo ao ano – como ideais para a movimentação dos equipamentos.
Wilson Reguse, chefe da divisão de desenvolvimento energético da Celesc, destacou que no Estado há 200 megawatts em projetos para os três municípios. Já existem duas usinas: Bom Jardim da Serra, em funcionamento, e Água Doce, em teste.
A construção de usinas movidas pelo vento está incluída no Programa de Incentivo às Alternativas de Energia Elétrica, do governo federal. Está prevista a implantação de 3,3 mil megawatts no Brasil, divididos nas fontes eólica, biomassa e de pequena central hidrelétrica. Somente de energia eólica estão planejados 1,1 mil megawatts, distribuídos no em todo o país.
Neste mês, a Eletrobrás deve abrir licitação para definir os produtores independentes. A previsão é que as usinas entrem em operação até 2006.
02/02/2004
04/12/2024
Licitação prevê R$ 31 milhões para reforma da Ponte JK
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap)...04/12/2024
Licitação para construção de viaduto na BR 304 será feita ainda este mês, confirma Dnit
O superintendente do Departamento Nacional de Infr...03/12/2024
Secretaria de Aviação Civil autoriza licitação do novo aeroporto de Dourados
A Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao ...03/12/2024
Udesc tem licitação no dia 11 para retomar obra de escola no terreno do Novo Cefid
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)...