SÃO PAULO - A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o edital para o leilão de energia elétrica nova, proveniente de novos empreendimentos de geração. O leilão está previsto para o próximo dia 12 de junho, será via internet e estabelece contratos com o início da entrega de energia a partir de 1º de janeiro de 2009.
Antes de ser publicado no Diário Oficial da União, o edital deverá incorporar algumas informações que serão encaminhadas à Comissão Especial de Licitação da Aneel nos próximos dias. São elas: o custo marginal de referência - que é calculado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) -, o valor anual do pagamento do Uso do Bem Público (UBP) e o Índice de Custo e Benefício (ICB).
O leilão é destinado a novos empreendimentos de geração de fonte hidráulica ou térmica, ainda sem autorização ou concessão, e aos projetos de ampliação de usinas existentes.
Uma das regras aprimoradas para este leilão é a exigência de entrada em operação de pelo menos uma unidade geradora ao longo do ano de 2009. Em caso de descumprimento, o gerador está sujeito a multas de até 2% do faturamento, segundo Resolução Aneel nº 63/04.
16/05/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...