Aneel adia aprovação de edital para leilão


São Paulo - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou para amanhã reunião marcada para ontem para para aprovar o edital do leilão de energia. O adiamento ocorreu porque o governo precisa definir, antes do lançamento do edital, a lista das usinas hidrelétricas que terão concessões licitadas em dezembro.
No dia 21, portaria do Ministério de Minas e Energia autorizou a inclusão de empreendimentos no edital mesmo sem o licenciamento ambiental, desde que `demonstrem a efetiva possibilidade de apresentá-los em até dez dias antes da data prevista para o leilão`. As usinas que não tiverem obtido a licença ambiental até 6 de dezembro ficarão fora do leilão, marcado para 16 de dezembro.
O governo federal pretendia leiloar concessões para 17 novas usinas hidrelétricas, mas até agora só conseguiu o licenciamento ambiental para cinco empreendimentos - 23,6% (668,4 MW) da potência total esperada. Se as 17 usinas fossem liberadas, a oferta no leilão seria de 2.829 MW.
As usinas licenciadas são: Foz do Rio Claro, com 72 MW, localizada entre Minas Gerais e Goiás, Simplício, com 328,4 MW, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais; Passo São João (77 MW) e São José (51 MW), ambas no Rio Grande do Sul, e Baguari (140 MW) em Minas Gerais. O Ibama ainda analisa o processo de licenciamento de duas outras usinas hidrelétricas previstas para o leilão. As demais estão a cargo de órgãos ambientais estaduais.


25/10/2005

Fonte: Elétrica - Noticias

 

Curso Licitações

07/02/2023

Loteria Mineira publica edital de licitação para concessão da exploração de jogos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta te...

06/02/2023

Prodest começa licitação para expandir ações de Service Desk nos órgãos estaduais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunica...

06/02/2023

Prefeitura abre licitação por área de 1,7 mil metros quadrados no Parque dos Poderes

No dia 06 de março de 2023, às 9h, a Prefeitura Mu...

06/02/2023

Aberta licitação para construção de novos fóruns digitais

Foi publicada no Diário da Justiça, a abertura da ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita