Anderson Farias (PSD) diz que licitação para operação dos ônibus elétricos será aberta em agosto


A licitação para definir a empresa responsável pela operação dos ônibus elétricos em São José dos Campos será aberta em agosto, segundo anúncio feito na tarde desta sexta-feira (25) pelo prefeito Anderson Farias (PSD).

"Agora no mês de agosto a gente deve publicar o edital para essa nova empresa da operação, mas isso não impede que os carros cheguem e a gente continue essa operação como está, como hoje funciona a operação da Linha Verde", explicou.

O contrato com a empresa responsável pela locação dos veículos foi assinado em março deste ano. O documento prevê a locação de 400 veículos durante 15 anos, por um valor de R$ 2,7 bilhões.

Segundo Anderson, os primeiros 20 ônibus elétricos serão entregues em setembro deste ano. Além disso, segundo o calendário divulgado pelo prefeito, outros 60 serão entregues entre dezembro e janeiro de 2026.

Outros 120 veículos devem ser entregues em maio do ano que vem, além de 200 veículos em setembro de 2026, totalizando os 400 veículos.

Enquanto a empresa que vai operar o novo sistema não for contratada, a operação fica sob responsabilidade das empresas que administram o transporte público na cidade atualmente. O contrato delas foi prolongado emergencialmente.

Nesta sexta, 40 novos ônibus movidos a diesel foram anunciados pela prefeitura. Eles vão substituir os veículos mais velhos da frota atual. São José conta com 360 ônibus, que atendem 99 linhas.

Licitação de aluguel
No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de São José dos Campos informou que a empresa Green Energy S.A., que tem sede na capital, venceu a licitação da Urbanizadora Municipal (Urbam) para fazer o aluguel de 400 ônibus elétricos para o sistema de transporte público da cidade.

Segundo a prefeitura, a empresa - que foi a única interessada na atual licitação - atende a todas as exigências do órgão e foi habilitada. O período de contrato previsto no edital é de 15 anos.

No dia 10 de janeiro foi apresentada a proposta da empresa de R$ 2.718.419.768,96 - cerca de 8,5% abaixo do valor de referência da licitação, para fazer o aluguel dos 400 ônibus elétricos.

Na ocasião, a sessão foi suspensa para que os documentos da empresa fossem analisados antes da decisão da prefeitura.

Após um mês de análise, a retomada da sessão foi realizada no final da tarde do dia 13 de fevereiro, na sede da Urbam, momento em que a prefeitura anunciou o resultado, declarando a Green Energy S.A. como responsável pelo aluguel.

O edital tem o objetivo de que os ônibus elétricos substituam a atual frota convencional do transporte público de São José.

O contrato de 15 anos prevê que os veículos elétricos locados precisam ter equipamentos obrigatórios, como:

- ar-condicionado
- entrada USB em cada banco
- tela LED de 21 polegadas
- 3 a 5 câmeras de monitoramento interno
- sistema de áudio

A operação dos ônibus elétricos deve ser dividida em três etapas na cidade: aluguel dos veículos, empresa para operar o sistema, além de uma fintech para gerir a parte financeira.

Em breve, a prefeitura deve abrir um novo edital, dessa vez para definir uma empresa para gerir a operação dos ônibus elétricos.

Essa foi a sexta tentativa da gestão municipal em contratar uma empresa para prestar o serviço na cidade. Em entrevista ao Link Vanguarda no início do ano, o prefeito Anderson Farias (PSD) prometeu operação completa da frota de ônibus elétricos para 2026.


25/07/2025

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita