Anatel: leilão de banda larga sem fio pode não sair agora


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Júnior, disse hoje ser possível que a oferta das faixas de 3,5 e 10,5 gigahertz (GHz), que ficou conhecida como leilão de WiMax (atual padrão de tecnologia para acesso sem o uso de fios), "não saia este ano".
De acordo com ele, é possível que se faça outra licitação para a exploração da tecnologia de internet rápida sem fio. Ele reforçou que há pedidos do governo para que parte dessa freqüência seja reservada para iniciativas do poder público, como de prefeituras e governos estaduais.
Aguiar Júnior afirmou também que o Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu as explicações da Anatel sobre o preço mínimo - considerando baixo pelo TCU -, mas ainda não se pronunciou depois disso. "A nossa intenção foi dar preços baixos para cidades pequenas, compensando com preços mais altos nas grandes metrópoles", disse. Esse leilão estava planejado para ocorrer em 2006, mas foi barrado por decisão da Justiça, alegando haver erros no edital.
Banda larga
Segundo o presidente da agência, falta "interiorizar" a telefonia móvel e a banda larga. "O mercado que mais vai crescer, no Brasil e no mundo, é o de banda larga. Hoje, o grande negócio é banda larga e o futuro é distribuição de conteúdo", afirmou.
Conforme ele, a telefonia móvel "já não está crescendo tanto". Aguiar afirmou também que a Anatel tinha fixado a regra de que as operadoras de telefonia fixa não poderiam comprar as freqüências em suas áreas de concessão a fim de aumentar a competição.


16/04/2007

Fonte: Diário da Manhã (GO)

 

Avisos Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita