O Brasil não tem esperado ser um dos primeiros lugares a receber a tecnologia 5G. Durante a MWC 2018, que ocorre em Barcelona, a Nokia – uma das empresas que mais falaram sobre a rede móvel de quinta geração – chegou a descartar o país e a América Latina entre as localidades com previsão de chegada desse tipo de conexão. Mas esse cenário pode estar prestes a mudar.
A Anatel tem planos de licitar, no próximo ano, a frequência de 3,5 GHz. Ela é uma das faixas que devem receber o 5G. A informação veio do conselheiro Leonardo de Morais, que afirmou realizar um workshop ainda em 2018 para apresentar o edital a ser lançado no ano que vem.
Conhecida como banda C estendida, a faixa atualmente é ocupada pelos receptores de TV aberta via satélite – leia-se antena parabólica – e a maioria deles não são homologados pela Anatel. Desta forma, é impossível saber a quantidade e os locais desses equipamentos. Estima-se que existam 22 milhões de residências as quais utilizam tais aparelhos e seriam afetadas após a venda da frequência.
Para Morais, existem maneiras técnicas de evitar qualquer tipo de interferência entre os diferentes serviços. Um exemplo seria a inserção de filtros nos receptores, os quais vão impedir ruídos.
A tendência é que as soluções para o caso somente sejam sugeridas durante a licitação. Mas não se pode descartar algo semelhante ao que ocorre com a digitalização dos canais abertos, para a limpeza da faixa de 700 MHz, voltada ao 4G.
27/02/2018
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...