Anatel planeja licitar parte da freqüência de 1.9 GHz


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja fazer ainda neste ano a licitação de uma parte da freqüência de 1.9 gigahertz (GHz), que poderá oferecer à Vivo cobertura em áreas onde ainda não opera.
"Vamos tentar fazer até o fim deste ano, ou pelo menos lançar o edital", disse o presidente do órgão regulador, Elifas Gurgel, durante congresso de telecomunicações que acontece nesta semana em Salvador.
Essa banda de freqüência hoje está destinada exclusivamente à tecnologia conhecida pela sigla WLL (do inglês "wireless local loop") - usada pela Vésper, operadora adquirida pela Embratel em dezembro de 2003. No fim deste ano, vence essa exclusividade e a Anatel pretende oferecer as licenças que não estiverem sendo utilizadas para empresas de telefonia móvel. A Vivo, que não tem cobertura em Minas Gerais parte do Nordeste, já declarou ter interesse na licitação dessas sobras. O presidente da Vivo, Roberto Lima, disse ontem que a operadora pretende usar essas licenças para vender celulares nessas regiões, e não para oferecer apenas "roaming".
Segundo ele, o interesse pela freqüência de 1.9 GHz "não tem nada a ver" com um eventual interesse da Vivo em adquirir a Telemig Celular (empresa controlada por Citigroup, fundos de pensão e Opportunity). "Comprar a Telemig é adquirir uma base de clientes, um balanço, é diferente."
A freqüência de 1.9 GHz também é a faixa destinada para a terceira geração da telefonia celular. No entanto, o gerente-geral de certificação e engenharia do espectro da Anatel, Francisco Carlos Giacomini Soares, disse que as licenças de WLL ocupam apenas uma pequena parte desse espectro.


05/10/2005

Fonte: Valor Econômico

 

Curso Licitações

17/06/2024

Prefeitura de SP vai gastar R$ 34 milhões para fiscalizar a retomada das obras do sistema viário e..

A prefeitura de São Paulo decidiu retomar as obras...

17/06/2024

Metrô abre nova licitação de naming rights da estação Vergueiro

O Metrô de São Paulo publicou nesta segunda-feira,...

16/06/2024

Projeto e Licitação do Asfalto da Baronesa da Limeira até SC 283 são anunciados

O acesso da Linha Baronesa da Limeira até a SC 283...

16/06/2024

Governador anunciou a segunda turma de Direito da Uems com mais 50 vagas e lançou licitação de..

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita