A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tentará vender novamente no ano que vem a licença para que o Estado de São Paulo tenha uma quarta operadora de telefonia celular.
O conselheiro da Anatel Jarbas Valente afirmou hoje que as empresas Claro e Telemig Celular --únicas interessadas em participar do leilão de venda das sobras do SMP (Serviço Móvel Pessoal), marcado para o próximo dia 21-- apresentaram propostas apenas para Minas Gerais.
As licenças para São Paulo e seis Estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) encalharam.
Segundo ele, Telemar e Brasil Telecom tentaram formar um consórcio para concorrer à licença de São Paulo. A Telemar havia até pedido uma nova prorrogação do leilão, o que foi negado pela Anatel. Com isso, as empresas ficaram de fora da licitação.
A agência também chegou a ser procurada por duas empresas indianas interessadas na licença, e que disseram poder participar de um novo leilão no futuro.
"Já tem operadoras internacionais interessadas em entrar no Brasil, que manifestaram interesse à Anatel", afirmou Valente.
Para tentar vender a licença, a Anatel irá fazer um "roadshow" (apresentação), e poderá aproveitar as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atrair investidores.
Ele afirmou que há espaço para uma nova operadora em São Paulo, pois o mercado ainda apresenta baixa densidade --35 celulares por cem habitantes. Em outras grandes capitais, esse número fica acima de 50%.
16/09/2004
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...