A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estuda realizar licitações de slots (espaços de pouso e decolagem) nos aeroportos de Guarulhos e de Brasília para diminuir a concentração do tráfego em Congonhas.
Segundo o presidente da agência, Milton Zuanazzi, chegou o momento de debater a situação do tráfego em São Paulo com as empresas aéreas e demais interessados. Zuanazzi afirma que o país tem hoje menos linhas do que em março, por conta da crise da Varig, mas o problema é a grande concentração delas.
Com a proximidade do verão e da alta temporada, qualquer decisão deve ficar para o próximo ano. A data de referência da Anac é o mês de maio, quando começam as obras na pista de Congonhas.
"Quando formos mexer na distribuição das linhas de Congonhas, em maio, vamos ter que estar com todas as alternativas bem definidas. Congonhas não tem mais capacidade de crescimento, não há mais como planejar o futuro de São Paulo a partir desse aeroporto", afirmou.
Zuanazzi defende que aeroportos centrais, como Congonhas e Santos Dumont, não devem atuar como hubs (centros de distribuição de vôos).
29/11/2006
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...