AMT abre licitação para novas permissões


No­vos tá­xis vão cir­cu­lar pe­las ru­as de Go­i­â­nia. A pre­fei­tu­ra pu­bli­cou on­tem jus­ti­fi­ca­ti­va de li­ci­ta­ção pú­bli­ca pa­ra o ser­vi­ço. Se­rão 119 no­vas va­gas, sen­do cin­co re­ser­va­das pa­ra de­fi­cien­tes fí­si­cos. O avi­so do edi­tal foi pu­bli­ca­do na edi­ção de on­tem do jor­nal O HO­JE, por is­so os in­te­res­sa­dos a con­cor­rer as va­gas de­vem ad­qui­rir o edi­tal na ín­te­gra com a Co­mis­são de Li­ci­ta­ção da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, que fi­ca no Pa­ço Mu­ni­ci­pal (ve­ja box).
Fo­ram 43 anos sem li­ci­ta­ção pa­ra no­vas per­mis­sões. Há me­nos de 15 di­as ma­té­ria de O HO­JE, des­ta­cou em pri­mei­ra mão que a li­ci­ta­ção es­ta­va pres­tes a ser di­vul­ga­da. A no­tí­cia di­vi­diu a opi­ni­ão dos ta­xis­tas. Os do­nos das per­mis­sões se po­si­cio­na­ram con­tra a no­vi­da­de, en­quan­to os mo­to­ris­tas au­xi­li­a­res ava­li­a­vam co­mo po­si­ti­va a aber­tu­ra, di­zen­do que eles, que tra­ba­lham o dia to­do, de­ve­ri­am ser re­co­nhe­ci­dos.
Se­gun­do o che­fe de ga­bi­ne­te da Se­cre­ta­ria de Com­pras da Pre­fei­tu­ra, res­pon­sá­vel pe­la ela­bo­ra­ção do edi­tal, Cle­ver Mar­ques, a no­va do­cu­men­ta­ção se­guiu a obe­di­ên­cia da lei fe­de­ral 8.666, que es­ta­be­le­ce nor­mas ge­ra­is, co­mo pra­zos so­bre li­ci­ta­ções e con­tra­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos. A con­cor­rên­cia pú­bli­ca re­fe­ren­te ao as­sun­to es­ta­va pre­vis­ta pa­ra o pri­mei­ro se­mes­tre do ano pas­sa­do, no qual o pla­ne­ja­do era a dis­po­ni­bi­li­da­de de 69 va­gas. Com o atra­so, as va­gas do ano pas­sa­do acu­mu­la­ram com as ou­tras 50 des­se ano.
Atu­al­men­te 1.231 tá­xis cir­cu­lam pe­la ci­da­de. O pre­si­den­te da Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to (AMT), Mi­guel Ti­a­go con­fir­mou que des­de a dé­ca­da de 70 a pre­fei­tu­ra não di­vul­ga edi­tal de li­ci­ta­ção pa­ra ta­xis­tas. “Com es­se edi­tal, Go­i­â­nia te­rá um tá­xi pa­ra ca­da mil ha­bi­tan­tes”, ex­pli­ca. Ele com­ple­men­ta que mui­tas ci­da­des pos­su­em uma mé­dia me­nor que a Ca­pi­tal go­i­a­na.
Pa­ra o pre­si­den­te da As­so­cia­ção dos Per­mis­sio­ná­rios de Tá­xi de Go­i­â­nia, Hé­lio Te­o­do­ro Lo­pes, a quan­ti­da­de de ve­í­cu­los da atu­al fro­ta é sa­tis­fa­tó­ria. Pa­ra ele, o au­men­to é ques­tão po­lí­ti­ca. “Fal­ta ser­vi­ço pa­ra os ta­xis­tas. O pú­bli­co foi trans­fe­ri­do pa­ra ou­tros mei­os de tran­spor­te.” Ele acre­di­ta que os go­i­a­ni­en­ses mi­gra­ram a lo­co­mo­ção pa­ra os mo­to­ta­xis­tas, pa­ra o tran­spor­te es­co­lar e até mes­mo pa­ra a aqui­si­ção de ve­í­cu­los. “Há de­fa­sa­gem de cli­en­tes. Te­mos uma mé­dia di­á­ria de 18 cor­ri­das e, o sa­tis­fa­tó­rio se­ria de 25.”


23/02/2011

Fonte: O Hoje

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita