Novos táxis vão circular pelas ruas de Goiânia. A prefeitura publicou ontem justificativa de licitação pública para o serviço. Serão 119 novas vagas, sendo cinco reservadas para deficientes físicos. O aviso do edital foi publicado na edição de ontem do jornal O HOJE, por isso os interessados a concorrer as vagas devem adquirir o edital na íntegra com a Comissão de Licitação da Prefeitura de Goiânia, que fica no Paço Municipal (veja box).
Foram 43 anos sem licitação para novas permissões. Há menos de 15 dias matéria de O HOJE, destacou em primeira mão que a licitação estava prestes a ser divulgada. A notícia dividiu a opinião dos taxistas. Os donos das permissões se posicionaram contra a novidade, enquanto os motoristas auxiliares avaliavam como positiva a abertura, dizendo que eles, que trabalham o dia todo, deveriam ser reconhecidos.
Segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Compras da Prefeitura, responsável pela elaboração do edital, Clever Marques, a nova documentação seguiu a obediência da lei federal 8.666, que estabelece normas gerais, como prazos sobre licitações e contratos administrativos. A concorrência pública referente ao assunto estava prevista para o primeiro semestre do ano passado, no qual o planejado era a disponibilidade de 69 vagas. Com o atraso, as vagas do ano passado acumularam com as outras 50 desse ano.
Atualmente 1.231 táxis circulam pela cidade. O presidente da Agência Municipal de Trânsito (AMT), Miguel Tiago confirmou que desde a década de 70 a prefeitura não divulga edital de licitação para taxistas. “Com esse edital, Goiânia terá um táxi para cada mil habitantes”, explica. Ele complementa que muitas cidades possuem uma média menor que a Capital goiana.
Para o presidente da Associação dos Permissionários de Táxi de Goiânia, Hélio Teodoro Lopes, a quantidade de veículos da atual frota é satisfatória. Para ele, o aumento é questão política. “Falta serviço para os taxistas. O público foi transferido para outros meios de transporte.” Ele acredita que os goianienses migraram a locomoção para os mototaxistas, para o transporte escolar e até mesmo para a aquisição de veículos. “Há defasagem de clientes. Temos uma média diária de 18 corridas e, o satisfatório seria de 25.”
23/02/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...