São Paulo - A fabricante americana de chips para computadores AMD está em campanha global para que as licitações governamentais de informática não citem marcas de empresas nas especificações de compras. "Há uma economia de 12% apenas ao retirar as marcas das licitações", diz o principal executivo para governo da empresa, George Warren, que estará em Brasília nesta semana para a quinta Mostra de Soluções em TI e Comunicações Voltadas ao Setor Público. A empresa já levou a campanha, batizada de Competição Justa e Aberta, à Ásia e ao Congresso dos Estados Unidos.
A AMD reclama ser prejudicada em editais de compras de computadores no setor público que, ao descrever as características técnicas do produto, especificam a necessidade de ter um processador de sua rival Intel. "Só queremos que nos deixem competir" afirmou Warren. "É mais uma questão comportamental, mas que prejudica a inovação e a competição. As pessoas precisam apenas descrever o que querem em um produto."Os 12% de economia citados por Warren são a conclusão de uma pesquisa encomendada à consultoria IDC. Realizado com 33 grandes empresas italianas ou multinacionais com operações no País, o estudo descobriu que 45% das organizações avaliavam apenas computadores pessoais (PCs) com chips da Intel. No entanto, 76% dizem que ofertas mistas trazem benefícios. Das que optam por avaliar as duas marcas, 85% afirmaram ter ganhos econômicos. Mas 28% acreditam que há maior demora na avaliação.
Após o lançamento de seus chips Opteron para servidores e Athlon para computadores pessoais, a AMD se tornou uma maior ameaça à líder Intel, que chegou a ter 95% do mercado global de servidores. Na disputa por PCs do fim do ano passado, a AMD conseguiu abocanhar pela primeira vez em quatro anos mais de 20% do mercado.
Os roubos de vendas da Intel levaram a gigante a não alcançar sua previsão de receita no último trimestre e a rebaixar os resultados estimados para 2006.
04/04/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...