Travado por não haver empresas interessadas na obra, o alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Piçarras deve ter, em breve, uma nova licitação. Visando atrair investidores, os recursos devem ser maiores do que o primeiro edital.
Está será a quarta vez que o município expandirá a orla. O principal motivo do alargamento é a manutenção do aterro, para evitar erosões, retração da faixa, e, consequentemente, trazer melhorias ao turismo, mercado imobiliário e comércio.
O primeiro edital para o alargamento da faixa de areia encerrou-se no começo de janeiro, sem concorrentes. Isso, de certa maneira, ‘incomodou’ a Secretaria Municipal de Obras, que diz ter feito o orçamento, de cerca de R$ 10,35 milhões, baseado no Sicro (Sistema de Custos Referenciais de Obras).
De acordo com Orli Carlos Ferreira Júnior, que está à frente da pasta, a ideia agora é tentar readequar os recursos de acordo com o preço de mercado, já que as construtoras precisam, por exemplo, adquirir equipamentos de dragagem restritos no Brasil.
“Provavelmente, as empresas entenderam que os preços públicos não eram exequíveis”, disse o secretário ao ND Mais. “Então, vamos buscar a preço de mercado”, complementou, confirmando como será projetado o orçamento.
Faixa de areia
Em caso de novo desinteresse pelo alargamento da faixa de areia, Orli já tem um plano ‘B’: “Se, eventualmente, acontecer novamente essa situação, vamos buscar um especialista nos orientar sobre”, disse.
Um novo edital será publicado em breve, com nova data e orçamento revisado. Considerando o custo dos equipamentos e as restrições do mercado, os recursos devem superar os R$ 10,35 milhões da primeira licitação.
02/02/2024
04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...