Agências de publicidade querem mais transparência nas licitações


Brasília - Para tentar mudar os critérios de seleção de agências de publicidade nas licitações do governo federal, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Dalton Pastore, entregou hoje (14) a proposta da entidade aos presidentes da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A proposta da Abap envolve mudanças em dez pontos - sete no processo de licitação e três no processo de execução dos contratos. De acordo com Pastore, as mudanças têm o objetivo de oferecer mais transparência ao processo. No caso das licitações, por exemplo, uma das mudanças é que a publicidade pedida seja a mesma a ser colocada no ar, "de forma que não só o mercado publicitário, mas toda a sociedade, possa avaliar o acerto na escolha daquela agência", disse.
Outra mudança destacada por Pastore é que as propostas técnicas sejam enviadas sem a identificação das agências. "As propostas seriam padronizadas de forma que se avalie o conteúdo e não o nome da agência", destacou.
Dalton Pastore afirmou que a série de mudanças propostas pela Abap pretende mudar a imagem criada em torno das agências de publicidade depois dos escândalos de corrupção envolvendo algumas agências e alguns contratos do governo. "É um negócio sério demais para pairar sobre ele essa aura de suspeita, que é real e que nós temos de aceitar. Aconteceu, de fato, esse casamento de corrupção foi feito com algumas agências, na verdade, com empresários não tão publicitários. Houve uma perda de reputação, de imagem, que não é aceitável, que não podemos permitir", disse.
Ele afirmou que o presidente da Câmara se propôs a criar uma comissão para analisar as mudanças propostas. "Ele disse que vai formar um grupo de deputados que conheçam o assunto para saber se é necessário haver alguma modificação na legislação ou se podem ser medidas administrativamente apenas", explicou.


14/06/2006

Fonte: Agencia Brasil

 

Curso Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita