A tecnologia mais avançada em matéria de revista pessoal, os aparelhos de raios X, também conhecidos como bodyscanne, poderão estar disponíveis nos presídios de Mato Grosso do Sul em 2019. A previsão é do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves. Ele já fez o levantamento de preços e prepara a abertura de uma licitação para a compra dos equipamentos.
O objetivo é barrar a entrada de ilícios, como telefones celulares, nos presídios. Com o equipamento, as penitenciárias também poderão extinguir as revistas íntimas, consideradas constrangedoras. O complexo penal de Campo Grande, no Jardim Noroeste, deverá ser o primeiro a receber os equipamentos. Em todos os pentes-finos, a quantidade de objetos retirados do local é muito grande.
“Muitas vezes, o visitante entra com celulares ou carregadores escondidos no corpo. O equipamento que se usa atualmente tem limitações. Ele pode não detectar, por exemplo, objetos que estejam envolvidos em papel carbono. Já com o raio-x, você enxerga tudo lá dentro. Essa possibilidade de esconder coisas dentro do corpo acaba”, afirma Audi.
O diretor-presidente da Agepen não detalhou valores do investimento, mas informou que a vera poderá vir do Departamento Nacional Penitenciário (Depen).
04/01/2018
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...