A concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas interior de São Paulo, será devolvida ao Governo Federal para abertura de um novo edital. Esse processo de transição deverá demorar dois anos. A decisão pela relicitação foi tomada durante uma reunião na sede da concessionária aeroportos Brasil, que reuniu os acionistas, na manhã desta sexta-feira (28/06).
Vários fatores levaram essa opção, entre eles, a situação das principais empresas que compõem o consórcio, como a UTC, que está envolvida na Operação Lava Jato; a dívida do consórcio que chega a cerca de 500 milhões de reais considerando uma outorga de 2016 e outras duas desse ano. As perspectivas também são ruins diante de uma demanda de passageiros que ficou 40% abaixo do esperado no ano passado e uma queda drástica no volume de cargas que não chegou a metade das previsões. A devolução da concessão está prevista em uma lei recente que ainda não foi regulamentada.
O primeiro passo agora é regulamentação passando para parte técnica, ressarcimento dos investimentos por parte do governo e abertura de um novo edital para uma nova concessão. Enquanto isso ocorre, os investimentos ficam paralisados no aeroporto de Campinas. O consórcio Aeroportos Brasil assumiu a gestão de Viracopos em 2012.
28/07/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...