O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou nesta terça-feira (20), pouco antes da posse de José Múcio como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que a decisão sobre qual aeronave de combate será comprada pelo Brasil para reequipar a Força Aérea deve sair em novembro. "Estou ultimando os processos", disse.
Questionado se a posição da Aeronáutica sobre a licitação internacional será conhecida em novembro ele disse: "Acredito que sim". O Brasil quer comprar 36 caças.
O governo já recebeu as propostas dos caças franceses, suecos e norte-americanos. O governo deve optar pela proposta que propuser a maior transferência de tecnologia de construção para a indústria brasileira.
A proposta francesa leva juma suposta vantagem política sobre as demais porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Nicolas Sarlozy, firmaram um acordo no dia 7 de setembro para transferência total de tecnologia dos caças Rafale, construídos pela Dassault. A França se comprometeu ainda a comprar aeronaves de transporte militar que serão produzidas pela Embraer nos próximos anos.
Questionado se a decisão do presidente sai até o final deste ano, o brigadeiro Saito disse "esperar que sim". "Nós [da Força Aérea] precisamos", completou.
20/10/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...