Adamantina tem nova licitação para contratar maestro para Banda Marcial e Orquestra de Viola Caipira


A Prefeitura de Adamantina abriu nova licitação para contratar maestro para prestação de serviços artísticos e de direção musical para a Banda Marcial e para a Orquestra de Viola Caipira. Os dois programas são mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e foram diretamente afetados com o desligamento do maestro Valter Negrini em março, que atuava à frente das duas iniciativas musicais. Desde então a programação de ensaios e apresentações foi descontinuada e diretamente prejudicada.

A administração municipal chegou a abrir uma primeira licitação, no final de março, que não avançou, conforme relatou a secretária municipal finanças, Paula Andréia Valése, em entrevista ao Grupo Joia de Comunicação. “Foi aberto o processo licitatório e transcorreu dentro da normalidade. Inclusive, ele está à disposição para quem quiser ver. Houve um vencedor, que seria o maestro da Banda e da Orquestra de Viola Caipira. Mas não foi contratado porque o vencedor da concorrência perdeu o prazo na apresentação de documentos. Neste caso, não tínhamos o que fazer”, publicou o site AdamantinaNet.

Agora, ocorre a nova tentativa de contratação de prestador de serviço para as duas atribuições, por meio de pregão eletrônico – Licitação Nº 15/2025 / Processo Nº 363/2025, aberto nesta terça-feira (15), com realização da sessão de julgamento das propostas em 30 de julho, 9h. A licitação ocorre por meio do sistema eletrônico www.bll.org.br. “A presente licitação tem por objeto a contratação de maestro para prestação de serviços artísticos e de direção musical de banda marcial e de orquestra de viola caipira para atender as necessidades da Secretaria de Cultura e Turismo, visando o fortalecimento da identidade cultural da cidade, o aprimoramento da educação musical local e a realização de apresentações de alta qualidade que atendam às expectativas da comunidade com acompanhamento em apresentações realizadas dentro e fora do município de Adamantina”, descreve o objeto do edital.

Conforme a publicação, os serviços deverão estar de acordo com as especificações do termo de referência que integra o edital. O contrato de prestação de serviços será pelo período de 12 meses.

Termo de referência: Banda Marcial
Para maestro da Banda Marcial o edital exige como requisitos a comprovação da qualificação através de diploma de formação do profissional que atuará na prestação do serviço (curso superior de licenciatura em música); comprovação em regência de banda de no mínimo três anos de experiência; comprovação de estudo formal de música com foco em instrumentos de sopro e certificados de regência de banda que comprovem capacidade técnica para o desenvolvimento do trabalho.

O maestro será responsável pela supervisão, orientação e coordenação dos ensaios, organização da execução musical, arranjos, manutenção preventiva e básica dos instrumentos, e liderança dos músicos, com o objetivo de aprimorar a qualidade das apresentações da banda, garantindo a perfeita execução do repertório e a melhoria contínua do desempenho do grupo e dos integrantes.

Além disso, conforme o edital, o maestro deverá elaborar e executar o planejamento dos ensaios, incluindo a escolha do repertório e a preparação dos músicos; escrever e adaptar arranjos para os grupos para um bom aproveitamento de todos os integrantes; arranjos com partituras, cifras, tablaturas para cada instrumento e suas particularidades; supervisionar as apresentações e eventos garantindo a qualidade e o impacto da performance; acompanhar os projetos em apresentações dentro e fora do município; incentivar o desenvolvimento individual dos músicos, promovendo o aprendizado contínuo; e trabalhar em conjunto com a direção da Banda para o desenvolvimento de projetos culturais e musicais da cidade de Adamantina.

De acordo com o edital, os horários de atuação serão os seguintes: às segundas e quartas, das 8h às 11h das 13h às 18h (com aulas e ensaios) e aos sábados, das 13h às 18h, com ensaios.

Termo de referência: Orquestra de Viola Caipira
Para professor regente de viola caipira, a qualificação técnica do edital exige certificado de conclusão de curso superior na área de música, emitido por instituição reconhecida pelo MEC; experiência mínima de dois anos na docência ou regência musical com foco em viola caipira, comprovada por meio de contratos de prestação de serviço e declarações emitidas por instituições públicas ou privadas; e formação comprovada na área musical, com ênfase em viola caipira.

Conforme o edital, o profissional vai prestar serviços pedagógicos junto aos alunos da Orquestra de Viola Caipira ministrando aulas práticas e teóricas, desenvolvendo repertório coletivo, promovendo ensaios e apresentações, além de fomentar a valorização da cultura popular e da tradição musical brasileira. A contratação visa também proporcionar à comunidade local um alto nível de apresentações musicais, elevando a imagem cultural da cidade e promovendo o engajamento da população com a música e a arte.

As atividades rotineiras de aulas e ensaios serão desenvolvidas às segundas e quartas, das 19h às 21h.


16/07/2025

Fonte: SigaMais+

 

Avisos Licitações

29/07/2025

Petrobras lança processo licitatório para contratação de seguro

O Ministério de Minas e Energia, por meio da Petró...

29/07/2025

Governo do ES lança licitação para mega obra de R$ 228 milhões na Serra

O Espírito Santo vai ganhar um novo e moderno Cent...

29/07/2025

Cursos Presenciais-Planejamento da Contratação, ETP, TR com uso da IA - Florianópolis/SC

Este curso tem por objetivo qualificar servidores ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita