A Prefeitura de Adamantina publicou edital para a contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de câmeras de vigilância IP com Inteligência Artificial (IA), além de toda a infraestrutura de rede necessária, como gravador de vídeo em rede (NVR), HD, switches, cabos e acessórios.
O procedimento é a Dispensa de Licitação nº 49/2025, vinculada ao Processo nº 9323/2025, e atende demandas da Secretaria Municipal de Administração, com data desta terça-feira (16).
De acordo com o plano de trabalho que integra o edital, a proposta prevê a Instalação das 35 câmeras nas localizações indicadas pelo município, sendo a substituição de 28 pontos existentes, mais 7 pontos na Praça Elio Micheloni; e ainda a desinstalação das 28 câmeras atualmente instaladas e sua realocação dentro e no entorno do Cemitério Municipal.
Conforme o edital, as empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até às 23h59 do dia 22 de dezembro de 2025, exclusivamente por e-mail. O critério de seleção será o menor preço global. A contratação inclui fornecimento de equipamentos, instalação completa, configuração, integração das câmeras com a central de monitoramento da Polícia Militar e treinamento de operadores.
Detecção inteligente de pessoas e veículos
O sistema a ser implantado inclui ainda um gravador digital NVR de 32 canais, disco rígido de 10 TB, switches PoE, cabeamento estruturado, conectores, caixas herméticas e todos os serviços técnicos necessários. A tecnologia exigida permitirá funções avançadas, como detecção e reconhecimento facial, identificação inteligente de pessoas e veículos, leitura de placas, cercas virtuais, contagem de pessoas e mapas de calor.
O prazo para entrega dos materiais é de até 10 dias corridos após o pedido de compras, com início da instalação em até sete dias após o recebimento dos equipamentos. Segundo a Prefeitura, a contratação está alinhada ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI 2024–2027) e tem como objetivo a modernização e ampliação do sistema municipal de videomonitoramento, reforçando a segurança pública e patrimonial em áreas estratégicas do município.
Muralha Paulista
Há uma expectativa que o novo portfólio de equipamentos – além de permitir a detecção e reconhecimento facial e detecção inteligente de pessoas e veículos e seu monitoramento em âmbito local – possa ser futuramente integrado ao programa Muralha Paulista, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, criada oficialmente pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024. Seu principal objetivo é controlar a mobilidade criminal e aumentar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência.
A estratégia do programa é baseada na utilização de ferramentas como leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, com o apoio de mais de milhares de câmeras espalhadas por todo o estado. Essas tecnologias estão conectadas a um banco de dados de diversos órgãos públicos.
Atualmente, 46% da população paulista está coberta pelo programa Muralha Paulista. A meta é expandir os convênios e integrar todos os municípios até o final deste ano, promovendo uma integração completa.
Independentemente da adesão do município ao Programa, câmeras de moradores, residências, empresas e instituições podem ser cadastradas pelos seus responsáveis, junto ao Muralha Paulista, quando as imagens ficam disponibilizadas aos órgãos oficiais da segurança pública estadual.
16/12/2025
18/12/2025
Sistema Compras.gov.br passa a aplicar critério de desempate em licitações para empresas que..
A partir desta quinta-feira (18/12), o sistema Com...18/12/2025
GDF reabre licitação para expansão do metrô em Ceilândia
O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, na e...18/12/2025
Licitação para nova ponte na MG-460 entre Munhoz e Toledo é publicada
A construção da nova ponte sobre o Rio Corrente, n...18/12/2025
Licitações para drenagem dos bairros Campo Limpo,Baraúnas e Panorama devem ser publicada nos próxi..
A drenagem da cidade de Feira de Santana foi um do...