Acusados de fraudar licitações da Saúde são denunciados à Justiça


O Ministério Público Federal denunciou ontem à Justiça lobistas, empresários e servidores que, conforme acusação da Polícia Federal, teriam fraudado procedimentos de compras de medicamentos no Ministério da Saúde.
Sob segredo de Justiça, o inquérito policial que resultou da chamada Operação Vampiro tramita na 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília. Não foram divulgadas as acusações imputadas aos denunciados. No dia 18 de junho, a PF indiciou 18 pessoas por corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e formação de quadrilha. Entre os acusados estão os lobistas Jaisler Jabour, Laerte Corrêa Júnior e Francisco Danúbio Honorato. Em depoimento à PF, eles negaram as acusações.
Conforme escutas da PF, de forma alternada, eles teriam obtido informações privilegiadas e/ou manipulado pelo menos quatro procedimentos licitatórios no âmbito do Ministério da Saúde.
O ex-coordenador-geral de Recursos Logísticos Luiz Cláudio Gomes da Silva também está entre os denunciados pela PF. Silva foi nomeado para o cargo em agosto de 2003 pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, com quem já trabalhara em Recife.
A Operação Vampiro, que levou à prisão 17 servidores, lobistas e empresários em 19 de maio, surgiu da denúncia de uma suposta fraude em licitação destinada à compra de hemoderivados. A PF entrou no caso em setembro de 2003, a pedido de Costa.
Em entrevista à Folha, Costa disse que não pode ser responsabilizado pelos atos de Silva, também preso pela operação da PF.
Pelo menos cinco inquéritos serão instaurados nos próximos dias em decorrência da atuação do grupo no Ministério da Saúde.


26/06/2004

Fonte: Folha de S.Paulo

 

Curso Licitações

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

03/02/2023

MPF divulga pregão eletrônico para aquisição de água mineral para unidade no PI

O Ministério Público Federal (MPF) torna público o...

03/02/2023

Licitação para ampliação do aeroporto de Cachoeiro pode sair neste ano

O projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Muni...

03/02/2023

Raquel Lyra abre nova licitação de R$ 303 milhões. Saiba para qual finalidade

O Governo do Estado abriu uma licitação de R$ 303....
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita