Abimaq critica compra da Petrobras


O suposto favorecimento da Petrobras a fornecedores de fora do país em suas compras tem provocado entraves às empresas nacionais.
A queixa será apresentada hoje por um grupo de empresários liderado por José Velloso Dias Cardoso, diretor de Negócios da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), à secretária do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, em Brasília. Na sexta-feira, a comitiva participa de um workshop na Petrobras, no Rio de Janeiro.
A Abimaq quer que a Petrobras defina em 85% o índice mínimo de conteúdo nacional em seus investimentos. Hoje, a meta da estatal é de 80%, mas, segundo a Abimaq, não está sendo atingida.
Nos encontros de hoje e amanhã, os empresários vão apresentar uma série de entraves existentes na Petrobras que dificultam o relacionamento da companhia com os fornecedores de equipamentos nacionais.
Entre os entraves, a Abimaq destaca a falta de isonomia de escopo e requisitos entre fornecedores nacionais e internacionais. De acordo com a Abimaq, isso acaba por favorecer as empresas estrangeiras.
A Abimaq vai apresentar algumas propostas. Entre elas, a de criar critérios que garantam a isonomia entre nacionais e estrangeiros e a implementação imediata de novas condições de pagamento para todas as áreas e subsidiárias da Petrobras.
Os empresários também vão protestar, hoje, no Ministério de Minas e Energia, contra o fato de a 7ª Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), prevista para outubro, não prever um bônus para os liquidantes que se comprometerem em adquirir produtos de fornecedores nacionais. Nos outros seis leilões, a ANP incluía esta cláusula.


30/06/2005

Fonte: Folha de São Paulo

 

Curso Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita