O suposto favorecimento da Petrobras a fornecedores de fora do país em suas compras tem provocado entraves às empresas nacionais.
A queixa será apresentada hoje por um grupo de empresários liderado por José Velloso Dias Cardoso, diretor de Negócios da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), à secretária do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, em Brasília. Na sexta-feira, a comitiva participa de um workshop na Petrobras, no Rio de Janeiro.
A Abimaq quer que a Petrobras defina em 85% o índice mínimo de conteúdo nacional em seus investimentos. Hoje, a meta da estatal é de 80%, mas, segundo a Abimaq, não está sendo atingida.
Nos encontros de hoje e amanhã, os empresários vão apresentar uma série de entraves existentes na Petrobras que dificultam o relacionamento da companhia com os fornecedores de equipamentos nacionais.
Entre os entraves, a Abimaq destaca a falta de isonomia de escopo e requisitos entre fornecedores nacionais e internacionais. De acordo com a Abimaq, isso acaba por favorecer as empresas estrangeiras.
A Abimaq vai apresentar algumas propostas. Entre elas, a de criar critérios que garantam a isonomia entre nacionais e estrangeiros e a implementação imediata de novas condições de pagamento para todas as áreas e subsidiárias da Petrobras.
Os empresários também vão protestar, hoje, no Ministério de Minas e Energia, contra o fato de a 7ª Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), prevista para outubro, não prever um bônus para os liquidantes que se comprometerem em adquirir produtos de fornecedores nacionais. Nos outros seis leilões, a ANP incluía esta cláusula.
30/06/2005
08/11/2024
Saúde de Várzea Grande publica licitação para tomografia, ultrassonografia e angiotomografia
O Município de Várzea Grande, por meio do Fundo Mu...09/11/2024
Licitação para obras na Bunjiro Nakao está prevista para o próximo dia 21
O Governo do Estado publicou o edital para a licit...08/11/2024
Governo do Distrito Federal prepara mega licitação de R$ 600 milhões
O Governo do Distrito Federal prepara uma mega lic...09/11/2024
Cascavel anuncia licitação no valor de R$ 653 mil para aquisição de artigos funerários
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerário...