MANAUS – O resultado da licitação da obra do monotrilho, mais uma das obras da Copa do Mundo de 2014, pode ser definido ainda este mês pela Comissão Geral de Licitação (CGL). A proposta do consórcio interessado em realizar a obra foi aberta na manhã desta quinta-feira (10) e está sob análise. O processo de licitação tem atraso de aproximadamente 11 meses.
Dois grupos de empresas concorreram na primeira fase da licitação no ano passado, mas só um passou para a segunda fase. O pedido de recurso de um dos consórcios foi negado. A primeira licitação do monotrilho foi lançada em abril de 2010. O processo foi suspenso por cinco vezes. Em agosto, o Governo do Estado iniciou novamente a concorrência 31/2010 para avaliação de propostas de 46 empresários divididos em dois consórcios de três empresas.
A Controladoria Geral da União (CGU) determinou a paralisação da licitação devido a irregularidades encontradas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.O Ministério Público também recomendou ao Governo do Estado a revisão do sistema de transporte proposto para atender à demanda dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus.
O documento mantém a recomendação à Caixa Econômica Federal (CEF) para que não aprove financiamento para o monotrilho. Os ministérios consideram ilegais novas justificativas do Governo do Estado para inúmeras insuficiências e irregularidades apontadas no projeto básico da obra. A presidente Dilma Rousseff pretende se reunir, a cada três meses, com os governadores e prefeitos das cidades sedes, da Copa do Mundo de 2014, para fazer um balanço das obras e decisões para agilizar a preparação do País para a Copa.
De acordo com a assessoria do Ministério Público Federal (MPF-AM), procuradores e promotores estão reunidos, para definir que atitude será tomada em virtude do descumprimento da recomendação feita, de cancelamento da concorrência.
10/03/2011
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...