A sinalização turística do roteiro Caminhos Rurais entra em nova fase com a publicação hoje, 22, no Diário Oficial, do edital de licitação para contratação de empresa que irá confeccionar e implantar as 61 placas indicativas dos principais acessos aos 41 atrativos da rota. A medida vai contribuir também para melhorar a eficiência e a segurança do sistema viário da Zona Sul da Capital. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será no dia 11 de agosto, em processo coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A sinalização está orçada em R$ 260 mil, investimento aprovado no Orçamento Participativo.
O estudo técnico para implantação do sistema de sinalização foi orientado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) e prevê a distribuição das placas em cinco eixos, em torno dos quais se situam as propriedades rurais e locais turísticos dos Caminhos Rurais. Os eixos são a Avenida Professor Oscar Pereira, a Estrada Costa Gama, as avenidas Edgar Pires de Castro e do Lami e a Estrada do Varejão. O ponto de partida da sinalização do roteiro de turismo rural em Porto Alegre será na esquina das avenidas Azenha e Princesa Isabel, seguindo na direção Norte-Sul até a Praia do Lami, onde será localizada a última placa, na Estrada Otaviano José Pinto.
20 mil visitas - As placas serão do tipo reflexivas, nas medidas de 2,50m x 0,50m e 2,70m x 1,20m, e terão estampadas a logomarca Caminhos Rurais, o bairro, avenida ou estrada sinalizada e os signos dos atrativos existentes no percurso. A sinalização turística será identificada pela cor marrom e a viária, em azul. O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, lembra que Porto Alegre possui uma deficiência histórica na sinalização turística de seus atrativos. “Estamos dando o primeiro passo para atender essa necessidade e o próximo será a sinalização turística do Centro Histórico da Capital”.
O roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre é resultado de parceria entre a SMTur, a Emater-RS e empreendedores da Zona Sul que identificaram na atividade turística mais uma possibilidade econômica para suas propriedades. Desde que foi lançado como produto turístico, no final de 2005, o roteiro foi visitado por mais de 20.700 pessoas, entre moradores da Capital e turistas.
Deste total, 8.750 procuraram a opção de lazer na Zona Sul somente nos primeiros cinco meses deste ano. Pesquisa recente com as propriedades do roteiro indicam que 96,7% dos visitantes visitam os atrativos por conta própria, o que reforça a importância da sinalização turística da região.
22/07/2008
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...