Aberta licitação para retomar embutimento da rede elétrica do Casario do Porto em Corumbá


O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abriu licitação para a retomada da obra de embutimento e canalização da rede elétrica do Casario do Porto de Corumbá, município da região oeste de Mato Grosso do Sul. O aviso foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do DOU (Diário Oficial da União).

A obra foi estimada em R$ 3.276.045,69. O projeto começou em 2011, sem que o serviço tenha sido concluído, de acordo com o estudo técnico preliminar que embasa o edital.

Houve novo certame em 2014, e a superintendência do Iphan cancelou o contrato com a empresa por descumprir cláusulas e atrasar sem justificativa os trabalhos. O valor da obra foi atualizado após dez anos.

As empresas interessadas podem consultar o edital e os anexos no Portal de Compras do Governo Federal. A concorrência é na modalidade menor preço, vencendo o certame a empresa que oferecer um valor menor que o estipulado. A abertura das propostas está marcada para 18 de novembro, às 8h (horário de MS).

Projeto da rede elétrica do Casario do Porto
Uma vistoria técnica apontou ainda que o projeto original, que prevê a conclusão da infraestrutura para consolidação da RDS (Rede de Distribuição Subterrânea), ativação do sistema de iluminação das torres e ativar e conclusão da iluminação das ladeiras.

Também é exigida a desmontagem eletromecânica da Rede de Distribuição Aérea de alta e baixa tensão com a entrega do material à Energisa, conexão dos consumidores hoje atendidos pela Rede de Distribuição Aérea à nova RDS, e realizar o “as built” de todo o projeto.

Foi sugerida a substituição das caixas de passagem e adequações dos dutos, que levará ainda à substituição de cabos elétricos existentes. Os transformadores tipo pedestal estão em bom estado e podem ser reaproveitados.

Casario do Porto em Corumbá
O Casario do Porto é o conjunto de prédios instalados ao longo da Rua Manoel Cavassa, ladeiras Cunha e Cruz e José Bonifácio. Construídos no início do século XX, foram parte da grande movimentação fluvial após a Guerra do Paraguai. Em 1993, o conjunto foi tombado como patrimônio histórico nacional.


13/10/2025

Fonte: Midiamax

 

Curso Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita