Aberta licitação para concessão de novos alvarás


A medida oficializa a abertura de licitação para a concessão dos alvarás, uma ação inédita da administração municipal, de acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade. Uma autorização assinada pelo prefeito Nelson Trad Filho na manhã de ontem (23/09) vai permitir o aumento da concessão de alvarás para táxi e mototáxi em Campo Grande. A medida oficializa a abertura de licitação para a concessão dos alvarás, uma ação inédita da administração municipal, de acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade.
“Levamos seis meses para fechar os critérios da licitação, que priorizam a transparência e a intenção de ampliar o acesso para quem nunca teve e está há mais tempo trabalhando na praça”, informou Rudel.
A assinatura da licitação, no gabinete do prefeito, foi acompanhada de perto por Felipe Lima Siqueira, que trabalha há 40 anos como taxista na Capital. “Com tanto tempo de profissão, nunca vi uma iniciativa como essa, que, pela transparência, vem acabar com as injustiças na concessão de alvarás”, comemorou.
Para Nelsinho, o novo processo de concessão dos alvarás vai atender a uma antiga reivindicação das categorias dos taxistas e mototaxistas. “A cidade cresceu, os novos alvarás buscam atender a demanda crescente da Capital”. O chefe do executivo municipal disse, ainda, que a licitação priorizou “a transparência, a antiguidade, a exigência de apenas uma permissão por pessoa e a segurança da população, com a autorização dada apenas aos veículos que estão dentro dos parâmetros estipulados pela Agetran”, completou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, João Santana, há 12 anos não são liberados novos alvarás para a categoria. “Esse processo para a concessão dos alvarás vai contemplar os cidadãos mais antigos, com mais tempo de serviço, é o que a classe queria”.
A opinião é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Dorvair Boaventura. “Agradeço ao prefeito e ao diretor-presidente da Agetran que atenderam a demanda de Campo Grande e a necessidade de melhoria da qualidade do serviço oferecido à população”.
Regras de ampliação dos alvarás -: A Agetran determinou a concessão de mais 52 alvarás para taxistas, e 44 para mototaxistas. A medida deve equiparar o total de alvarás das duas categorias, que passa para 490 concessões tanto para taxistas (atualmente a classe tem 438 alvarás) quanto para mototaxistas (que possuem 446 alvarás).
Os critérios de pontuação para a concessão dos alvarás para taxistas são: ano de fabricação do veículo, equipamentos de conforto e segurança e tempo de serviço. Para os mototaxistas, os critérios são ano de fabricação do veículo, tempo de serviço e tempo de curso.
Estavam presentes na solenidade de assinatura da licitação o vice-prefeito, Edil Albuquerque, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Agronegócio, Natal Barros, o diretor-presidente da Emha, Paulo Matos, e o vereador Airton Saraiva.


24/06/2010

Fonte: PortalMS

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita