Aberta licitação para 50 quilômetros de ciclovias na Capital


A Prefeitura lançou na manhã de hoje, 29, o aviso de licitação para seleção de firmas de consultoria, objetivando a elaboração do Plano Funcional e Projeto Executivo para o Programa de Ciclovias de Porto Alegre. “As ciclovias são uma dívida da Administração Popular com a cidade e agora estamos investindo mais de R$ 880 mil num estudo para viabilizá-las”, declarou o prefeito João Verle.
O projeto deverá apresentar soluções funcionais que permitam dotar as vias selecionadas e os equipamentos urbanos de condições para atender o tráfego de veículos e bicicletas, incluindo segurança operacional e ambiental. “É preciso também garantir a interação com os equipamentos urbanos de transporte, minimizar os impactos sobre a vegetação e os desvios do tráfego, além de garantir a mobilidade e a acessibilidade”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Dieter Wartchow.
Estão previstas dez rotas: Restinga-Lami, Restinga-Belém Novo, Restinga- Ipanema, Lami-Belém Novo, Belém Novo-Ipanema, Ipanema-Cristal, Cristal- Parque Marinha, Avenida Ipiranga-Parque Marinha, Parque Marinha-Entrada da Cidade e Avenida Assis Brasil-Entrada da Cidade. As rotas escolhidas são resultado de um pesquisa domiciliar realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) entre agosto e dezembro de 2003, em 16.300 domicílios.
O ciclista Paulo Alves, o Duda, representando a Associação Ciclística Zona Sul, sugeriu a inclusão de uma rota Gasômetro-Belém Novo, “trecho muito utilizado nos finais de semana, para lazer, onde a exuberância natural chama a atenção”. O secretário Dieter Wartchow acrescentou que o objetivo da Prefeitura é exatamente esse, “que os ciclistas participem da elaboração para que o projeto atenda às necessidades e as ciclovias sejam realmente utilizadas”.
Os serviços licitados compreendem a elaboração de Plano Funcional para estas rotas e projetos de engenharia correspondentes a 50 quilômetros de ciclovias, que, somados à Rota Caminho dos Parques, já existente, comporão a malha cicloviária de Porto Alegre.
A licitação será uma concorrência internacional, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Interessados poderão obter esclarecimentos na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), na Avenida Carlos Gomes, 2.120, ou pelo telefone 3289-7510. O edital pode ser acessado pelo site www.portoalegre.rs.gov/smam.
Os envelopes contendo a documentação para a pré-qualificação serão recebidos no dia 13 de dezembro.


29/10/2004

Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre

 

Curso Licitações

11/06/2025

Prefeitura de João Pessoa abre licitação para construção de viadutos no Altiplano

A Prefeitura de João Pessoa abriu o processo de li...

11/06/2025

DNIT abre licitação para supervisão de operações rodoviárias na Bahia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...

10/06/2025

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para reformar prédio que abrigará DERF

A prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou edital...

10/06/2025

Estado autoriza licitações que somam mais de R$ 11,3 milhões para 7 municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadu...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita