A Federação Única dos Petroleiros (FUPE) é contra a Sexta Rodada de Licitação de Áreas para Exploração e Produção do Petróleo e Gás, marcada para os próximos dias 17 e 18. A entidade lançou campanha nacional, com veiculação na mídia, contra o leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O presidente da FUPE, Antônio Carrara, disse à Agência Brasil que a federação é contra o leilão porque, dessa vez, as áreas a serem licitadas, chamadas de áreas azuis, são anexas aos campos onde a Petrobrás já explora petróleo e gás. De acordo com ele, quem vencer a licitação não vai descobrir novas áreas petrolíferas, mas extrair petróleo do mesmo campo explorado pela Petrobras. O petróleo, segundo ele, será mandado para fora do país sem qualquer tipo de controle.
Carrara disse ainda que a licitação dessas áreas não tem qualquer sentido, pois a Petrobras já anunciou que o país será auto-suficiente na produção de petróleo em 2006, não havendo necessidade de acelerar esse processo. Antônio Carrara informou que na próxima quinta-feira (12), às 10h, os petroleiros farão uma manifestação contra a sexta rodada de licitação de áreas de exploração e produção de petróleo e gás na porta da sede da ANP, na Avenida Rio Branco, no centro da cidade. A FUPE defende que a licitação seja suspensa e que se promova um debate nacional sobre o assunto.
A Petrobrás não quis comentar o assunto e a Agência Nacional de Petróleo informou que só vai se pronunciar depois que for notificada da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Com a ação, o governador pretende embargar o leilão que, segundo ele, “coloca à disposição das multinacionais as últimas províncias petrolíferas brasileiras”.
10/08/2004
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...