A FUPE é contra licitação de áreas para exploração de petróleo


A Federação Única dos Petroleiros (FUPE) é contra a Sexta Rodada de Licitação de Áreas para Exploração e Produção do Petróleo e Gás, marcada para os próximos dias 17 e 18. A entidade lançou campanha nacional, com veiculação na mídia, contra o leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O presidente da FUPE, Antônio Carrara, disse à Agência Brasil que a federação é contra o leilão porque, dessa vez, as áreas a serem licitadas, chamadas de áreas azuis, são anexas aos campos onde a Petrobrás já explora petróleo e gás. De acordo com ele, quem vencer a licitação não vai descobrir novas áreas petrolíferas, mas extrair petróleo do mesmo campo explorado pela Petrobras. O petróleo, segundo ele, será mandado para fora do país sem qualquer tipo de controle.
Carrara disse ainda que a licitação dessas áreas não tem qualquer sentido, pois a Petrobras já anunciou que o país será auto-suficiente na produção de petróleo em 2006, não havendo necessidade de acelerar esse processo. Antônio Carrara informou que na próxima quinta-feira (12), às 10h, os petroleiros farão uma manifestação contra a sexta rodada de licitação de áreas de exploração e produção de petróleo e gás na porta da sede da ANP, na Avenida Rio Branco, no centro da cidade. A FUPE defende que a licitação seja suspensa e que se promova um debate nacional sobre o assunto.
A Petrobrás não quis comentar o assunto e a Agência Nacional de Petróleo informou que só vai se pronunciar depois que for notificada da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Com a ação, o governador pretende embargar o leilão que, segundo ele, “coloca à disposição das multinacionais as últimas províncias petrolíferas brasileiras”.


10/08/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita