A Agência Nacional de Petróleo pretende atrair pequenas empresas para exploração de petróleo


Fortaleza - A Agência Nacional do Petróleo promove, no dia 10 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o fórum Indústria de Petróleo e Gás. O objetivo é estimular a participação de pequenas e médias empresas do Nordeste na Sexta Rodada de Licitações de Áreas para Exploração e Produção.

A Rodada ocorre em agosto de 2004, no Rio de Janeiro.

Está prevista a participação do diretor-geral da ANP, Sebastião do Rego Barros, do presidente da Fiec, Jorge Parente Frota Júnior, além de governadores e representantes dos governos da Região Nordeste, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e de empresas públicas e privadas.

As licitações de áreas de exploração e produção são realizadas anualmente desde 1999. Nas cinco rodadas anteriores foram concedidos 189 blocos. Na sexta rodada serão oferecidos blocos exploratórios, em que não há garantia de que exista petróleo ou gás natural. As empresas vencedoras da licitação assinam um contrato de concessão, assumindo a obrigação de realizar investimentos mínimos em atividades que se destinam a avaliar a presença de petróleo e gás no bloco concedido.

Caso realizem descobertas consideradas viáveis comercialmente, as concessionárias apresentam um projeto de desenvolvimento à ANP, descrevendo todo o processo de produção. Caso não ocorram descobertas no período de concessão, as empresas devem devolver as áreas à ANP.

Na sexta rodada deverão ser oferecidos 975 blocos distribuídos em 12 bacias sedimentares, totalizando 213,8 mil quilômetros quadrados. Desses, 680 estão no mar e 295 em áreas terrestres.
Outras informações pelo telefone (85) 466.5426


30/04/2004

Fonte: Agência CNI

 

Curso Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita