Aneel autoriza a construção de sete usinas eólicas em SC


Sete usinas eólicas – acionadas pelo vento – devem ser construídas em Santa Catarina, e uma no Ceará, divulgou no domingo, dia 1º, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Aneel autorizou três empresas a atuarem como produtoras independentes de energia nos dois Estados. As oito unidades vão gerar 161,2 megawatts (MW).

As empresas poderão vender livremente a energia elétrica gerada pelas novas usinas, orçadas em R$ 403 milhões. Em Santa Catarina, as sete usinas devem ser instaladas nas cidades de Laguna, Bom Jardim da Serra e Água Doce.

Um estudo elaborado pela Celesc apontou estas regiões – onde a velocidade do vento é superior a seis metros por segundo ao ano – como ideais para a movimentação dos equipamentos.

Wilson Reguse, chefe da divisão de desenvolvimento energético da Celesc, destacou que no Estado há 200 megawatts em projetos para os três municípios. Já existem duas usinas: Bom Jardim da Serra, em funcionamento, e Água Doce, em teste.

A construção de usinas movidas pelo vento está incluída no Programa de Incentivo às Alternativas de Energia Elétrica, do governo federal. Está prevista a implantação de 3,3 mil megawatts no Brasil, divididos nas fontes eólica, biomassa e de pequena central hidrelétrica. Somente de energia eólica estão planejados 1,1 mil megawatts, distribuídos no em todo o país.

Neste mês, a Eletrobrás deve abrir licitação para definir os produtores independentes. A previsão é que as usinas entrem em operação até 2006.


02/02/2004

Fonte: Diário Catarinense

 

Avisos Licitações

17/07/2019

Metrô de SP terá câmeras que fazem reconhecimento facial

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) abriu edit...

17/07/2019

Secretaria das Cidades lança licitações para projetos e obra na área de esgotamento sanitário

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Sanea...

17/07/2019

Governo lança edital para licitação de transporte escolar

O Governo do Estado avança no processo de licitação do servi...

16/07/2019

Previsão é que edital do transporte coletivo seja lançado em 15 dias

Lajeado - A Prefeitura de Lajeado deve lançar em no mínimo 1...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita