70 empresas querem participar de licitação para exploração de petróleo


Rio - Cerca de 70 empresas já manifestaram interesse em participar da Sétima Rodada de Licitação de Áreas para exploração de petróleo e gás nas bacias sedimentares do país que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizará nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro. A informação foi dada hoje pelo diretor do órgão, John Forman.
Segundo Forman, deste total, cerca de 50 empresas devem participar efetivamente do leilão, que vem despertando interesse de empresas de países que ainda não atuam no Brasil, como a Noruega, China e Rússia. Forman participou hoje (2) no Rio do workshop "Como Tornar Atrativas e Factíveis as Atividades de Exploração nas Bacias Paleozóicas Brasileiras".
"Achamos que a Sétima Rodada vai ser bem sucedida. Primeiro porque estamos oferecendo áreas bem interessantes, segundo porque as áreas de novas fronteiras oferecidas na Sexta Rodada estão dando resultado e isto está motivando e levando as empresas a olharem essas novas áreas com atenção", explicou.
Um outro fator para o êxito da próxima rodada, na avaliação de Forman, é a alta do preço do barril do petróleo no mercado externo, que vem batendo recordes sucessivos de preços.
O diretor da ANP informou, ainda, que das cerca de 70 empresas que já procuraram a agência, 30 mostraram interesse nos "pocinhos" do edital B -que envolve poços perfurados a 30, 40 anos, alguns dos quais chegaram até a produzir e outros que sequer chegaram a extrair petróleo por não terem sido considerados economicamente viáveis.
Outras 40 empresas estariam interessadas nas grandes áreas exploratórias, que envolvem risco e investimentos volumosos, principalmente em águas ultraprofundas.


02/09/2005

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita