TCE investiga denúncia de irregularidade em licitação do Metrô


O TCE (Tribunal de Contas do Estado) determinou a abertura de investigação sobre o suposto favorecimento à construtora Camargo Corrêa na licitação que escolheu a empresa para a construção da via permanente 2-Verde do Metrô.
O tribunal aceitou a representação do PT do dia 2 de setembro, pedindo cancelamento do processo licitatório, depois de uma reportagem da Folha Online antecipar com oito horas de antecedência, no dia 29 de agosto, quem seria o vencedor da licitação, de mais de R$ 200 milhões.
O presidente do TCE, Eduardo Bittencourt Carvalho, determinou no dia 3 de setembro que fosse designado um relator do tribunal para analisar o caso.
A obra questionada pelo partido trata da ampliação da linha 2-Verde no trecho de Alto do Ipiranga até Vila Prudente. Hoje essa linha vai da Vila Madalena até o Alto do Ipiranga. Sua expansão é uma das bandeiras políticas da gestão José Serra (PSDB).
Para excluir quatro das oito empresas que disputavam a licitação, o Metrô usou um parecer técnico da Ieme Brasil, empresa contratada como projetista da 2-Verde. Ela prestou serviço à Camargo Corrêa. O procedimento é contestado administrativa e judicialmente pelas perdedoras (Galvão/Engevix; Iesa Consbem/Serveng; Carioca/Convap/Sultepa; Tejofran/Somafel).
A antecipação do vencedor da licitação mostra que a concorrência pode ter sido direcionada e pode ter beneficiado o consórcio liderado pela Camargo Corrêa, que apresentou a melhor proposta (12% acima do valor estipulado pelo Metrô), segundo avaliação da Comissão de Licitações do Metrô. A empresa nega haver irregularidades.
O governador José Serra afirmou posteriormente que, caso fosse comprovada qualquer irregularidade, a obra seria suspensa.
Na ocasião, o diretor de assuntos corporativos do Metrô, Sérgio Brasil, negou que a inclusão do parecer técnico da empresa de engenharia consultiva Ieme Brasil ao consórcio Linha Permanente 2 (formado pela Camargo Corrêa e Queiroz Galvão) represente qualquer tipo de irregularidade no processo licitatório para fornecimento de via permanente e do sistema de terceiro trilho da expansão da linha 2-Verde.


24/09/2008

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita