ANP estimula a participação de empresas na exploração de petróleo


Rio - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizam dia 10/05, o Fórum “Indústria de Petróleo e Gás na Região Nordeste”. O objetivo do encontro é estimular a participação de pequenas e médias empresas do Nordeste, na Sexta Rodada de Licitações de áreas para exploração e produção, que acontecerá em agosto de 2004, nesta capital.

Na Sexta Rodada serão oferecidos 975 blocos distribuídos em 12 bacias sedimentares, sendo 680 localizados no mar e 295 terrestres. Das 12 bacias sedimentares incluídas na rodada, sete estão localizadas no Nordeste: as bacias do Recôncavo, Camamu-Almada e Jequitinhonha, na Bahia; Potiguar, no Ceará/Rio Grande do Norte; Barreirinhas, no Maranhão, e as de Sergipe/Alagoas e Pará/Maranhão.

Para incentivar as pequenas e médias empresas na Sexta Rodada, a ANP decidiu apresentar blocos em bacias maduras, aceitar o seguro garantia para os programas exploratórios mínimos, reduzir as taxas de participação para os blocos terrestres e flexibilizar o processo de qualificação técnica. Na Bacia Potiguar - madura terrestre - 15 dos blocos oferecidos estão localizados no Ceará. Atualmente, dos nove estados brasileiros produtores, o estado responde por 1% do petróleo produzido no país, com seis campos em operação.

As licitações de áreas de exploração e produção são realizadas anualmente, desde 1999. Os investimentos mínimos previstos nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, no período compreendido entre 2003 e 2007, estão estimados em US$ 20,4 bilhões.

Ainda segundo a ANP, nas cinco rodadas anteriores foram transferidos para as empresas 189 blocos.


09/05/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

29/04/2019

Curso de Licitações Públicas em Porto Alegre e São Paulo

Quer treinar sua equipe para obter melhores resultados nos p...

24/05/2019

Metrô anuncia licitação para concluir estações da linha 17 de monotrilho

A Companhia de Metrô anunciou nesta sexta-feira, 24 de maio ...

23/05/2019

Prefeitura terá antecedência mínima de 60 dias para licitações de grandes eventos

A Prefeitura de Petrópolis terá que se antecipar para realiz...

23/05/2019

ACIC defende licitação para concessão dos serviços de água de Concórdia

A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) encaminhou nest...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita