Embraer não Pode Substituir Sucatão


Empresa diz que não fabrica modelo procurado pelo governo.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP. O presidente da Embraer, Maurício Botelho, confirmou ontem que a empresa não fabrica modelos que atendam às exigências do governo para a compra do avião presidencial que substituirá o Boeing 707 da FAB, conhecido como Sucatão. A informação foi dada por Elio Gaspari, em sua coluna de domingo no GLOBO.

— Não temos condição de fornecer um avião como o especificado — afirmou.

Segundo Botelho, o comando da Aeronáutica procurou a Embraer assim que o presidente Lula tomou a decisão de aposentar o Sucatão.

— Mesmo se houvesse algo parecido nos nossos planos para o futuro nada aconteceria nem de perto dentro de um horizonte de cinco anos — disse.

De acordo com ele, nem o Embraer 190, maior avião já fabricado no Brasil, batizado ontem na fábrica da empresa pelo próprio Lula, é capaz de atender às exigências.

— O Embraer 190 não pode transportar 40 passageiros nem tem autonomia de oito mil quilômetros ( como quer o governo) — disse.

Um negócio do governo que interessa à Embraer é a licitação para a compra de novos caças para a FAB. O negócio, estimado em US$ 700 milhões, deve ser fechado ainda no primeiro trimestre. O ministro da Defesa, José Viegas, afirmou que seja qual for o ganhador da concorrência, a Embraer deverá ter participação na fabricação dos caças. A Embraer está no páreo associada à francesa Dassault. Mas a Rússia é apontada como favorita na disputa.

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), defendeu a inclusão obrigatória de transferência de tecnologia para a Embraer no contrato para compra dos caças.

— A Embraer é uma empresa que tem dado uma contribuição imensa em termos de tecnologia, exportações e prestígio para o Brasil e deve ter assegurada a ela o acesso e a transferência de tecnologia — afirmou Mercadante. (R.G.)


10/02/2004

Fonte: O Globo

 

Avisos Licitações

21/02/2019

Prefeitura marca abertura de envelopes de licitação para reforma do antigo prédio do INSS

A Prefeitura de Criciúma agendou para a próxima segunda-feira (25), às...

21/02/2019

Licitação para obras do Centro Administrativo será aberta no início de 2020,diz Duarte Nogueira

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou na manhã desta quinta-feira...

21/02/2019

Universidade brasileira abre licitação para contratar empresa de Blockchain

A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (PCPC) abriu licitação para ...

21/02/2019

Definida abertura de licitação do antigo PAM

A Prefeitura de Criciúma agendou para a próxima segunda-feira (25), às...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita