Parque da Tijuca Propõe Concessão de Serviços


Empresa privada exploraria transporte e turismo e se responsabilizaria pela segurança.

Os administradores do Parque Nacional da Tijuca, Celso Junius e Sônia Peixoto, apresentaram ao Ibama um projeto de concessão dos serviços de transporte e de turismo para a unidade, nos moldes do existente no Parque do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Junius acredita que o Ibama irá aprovar o projeto e espera que a licitação da concessão saia até janeiro de 2004.
— Além da exploração do transporte, através de serviços como uma linha de veículos especiais, e do turismo, como a recuperação do Hotel das Paineiras, a concessionária terá contrapartidas. Ficará sob sua responsabilidade a infra-estrutura para visitantes, a limpeza e até a segurança — explica Junius.
Receita do Parque do Iguaçu, 8 vezes maior que o da Tijuca.

A minuta, espécie de proposta para a licitação, já está pronta. Junius adianta que, se a idéia for adiante, caberá ao licitante o detalhamento do projeto.

O administrador sustenta o projeto na relação entre a receita e o número de visitantes do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Nacional do Iguaçu. Segundo ele, apesar de não haver um controle de ingresso em todos os acessos, estima-se, a partir da freqüência média, que 1,5 milhão de pessoas tenham visitado o Parque da Tijuca, entre janeiro e agosto.

No mesmo período, 921 mil visitantes estiveram em Foz do Iguaçu. A receita apurada por esse parque do Sul do país, porém, foi quase oito vezes maior que a do carioca: R$ 5,4 milhões contra R$ 750 mil.

— Há plena possibilidade de auto-sustentabilidade financeira. No Rio, a gente vive numa penúria sem precisar — avalia Junius.

O diplomata Pedro da Cunha e Menezes, ex-diretor do parque carioca e incentivador da idéia da concessão durante a sua gestão, também acredita na iniciativa.

— É importante porque hoje não existe uma maneira eficiente de auditar possíveis evasões de ingresso no Corcovado, única área cujo ingresso atualmente é cobrado no parque. Além disso, vai possibilitar que a administração lucre com o transporte de visitantes — diz Pedro.


16/12/2003

Fonte: O GLOBO

 

Avisos Licitações

21/02/2019

Prefeitura marca abertura de envelopes de licitação para reforma do antigo prédio do INSS

A Prefeitura de Criciúma agendou para a próxima segunda-feira (25), às...

21/02/2019

Licitação para obras do Centro Administrativo será aberta no início de 2020,diz Duarte Nogueira

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou na manhã desta quinta-feira...

21/02/2019

Universidade brasileira abre licitação para contratar empresa de Blockchain

A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (PCPC) abriu licitação para ...

21/02/2019

Definida abertura de licitação do antigo PAM

A Prefeitura de Criciúma agendou para a próxima segunda-feira (25), às...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita