Mantega entrega projeto que institui normas gerais para a licitação e contratação


BRASÍLIA - O ministro do Planejamento, Guido Mantega, entregou hoje ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha, o projeto de lei do Governo que institui normas gerais para a licitação e a contratação de parceria público-privado para o fornecimento de serviços de utilidade pública.

Mantega citou como exemplos os casos da construção de uma estrada, no qual o setor público poderá complementar a tarifa de pedágio; de uma obra de saneamento, em que o governo poderá complementar a tarifa da comunidade que não tem como pagá-la integralmente; e o da exploração de petróleo, em que o setor privado implantaria a plataforma e a Petrobras ficaria encarregada de remunerar o serviço de exploração.

O ministro afirmou que, com o projeto Parceria Público-Privado, será possível investir R$ 300 bilhões em infraestrutura nos próximos quatro anos, o que equivale ao Orçamento de um ano inteiro. O valor é a soma das parcerias criadas a partir do PPP, recursos orçamentários e financiamento público.

A proposta se aplica à administração direta, fundos especiais, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas diretamente ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

O projeto tramitará em regime de urgência constitucional, ou seja, deverá ser votado em 45 dias, mas a expectativa é de que seja aprovado antes desse prazo. Para o ministro, é viável votá-lo até o dia 15 de dezembro, quando se encerram os trabalhos no Congresso.

No dia 27, vai haver o lançamento público do projeto e a apresentação das principais obras que o Governo quer fazer com essas parcerias, entre elas, um novo acesso ao Porto de Santos (SP); outro acesso ao Porto de Sepetiba (RJ); trechos norte e sul da BR-101; BR-163; e ferrovia norte-sul.


19/11/2003

Fonte: Agência Câmara

 

Avisos Licitações

18/12/2018

Legislativo andreense reabre licitação para controle de acesso

A Câmara de Santo André oficializou a retomada de licitação que tem co...

18/12/2018

Beto Preto autoriza licitação de asfalto em mais quatro bairros

O Departamento de Compras e Licitação da Prefeitura de Apucarana já tr...

17/12/2018

CNPE autoriza licitações para áreas exploratórias de petróleo e gás natural

Em reunião realizada nesta segunda-feira, foi definido que as duas rod...

17/12/2018

Licitação para a implantação do teleférico de Juazeiro deve ocorrer neste mês

O turismo religioso que movimenta também a economia da Região do Carir...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita