Estado abre licitação para obra na Carlos Fett Filho


A novela quanto a construção do novo prédio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fett Filho parece próxima do fim. O Executivo gaúcho lançou nesta semana a licitação à obra. O prédio atual não tem banheiro, cozinha e refeitório. Pelo projeto do Estado, o complexo de mil metros quadrados resolve o problema e também garante o aumento na oferta de matrículas.

O orçamento previsto supera os R$ 3 milhões. O resultado da licitação está previsto para o início de 2023. Com a concorrência homologada, a construção poderia começar no segundo trimestre do próximo ano.

Hoje a escola tem pouco mais de 170 alunos matriculados. Por outro lado, há uma lista de espera crescente por vagas. A obra é esperada há mais de uma década. Inclusive foi uma das escolas da comunidade regional na Consulta Popular. O prédio antigo da escola foi demolido em 2014. Desde então, os alunos usam banheiro, refeitório e as servidoras a cozinha em espaço alugado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Raízes do Sul. Também há uma sala de aula dentro do CTG.

Pressão da comunidade
Moradores, ex-alunos e pais de estudantes da Fett Filho iniciaram uma mobilização ainda no ano passado. Reuniões, encontros com autoridades do município e do Estado, bem como protestos, com cartazes colados em ruas da cidade, expunham as condições da escola.

Em junho deste ano, como resposta à governo de Lajeado e o Executivo gaúcho formaram uma parceria para acelerar o trâmite burocrático à licitação. O Departamento de Projetos de Lajeado se responsabilizou pela planilha de custos.

Conforme o engenheiro e vereador, Isidoro Fornari Neto (Progressistas), houve um engajamento de diferentes agentes públicos para tornar a obra prioritária dentro da Secretaria Estadual de Obras Públicas.

“Quero ver esse prédio em pé”
Ex-aluno da Fett Filho e um dos líderes da mobilização que cobra melhorias na Fett Filho, o comerciante Cândido Roberto dos Santos, 43, comemora a abertura da licitação.

Também convoca empresas da região para a concorrência. “Quero ver esse prédio em pé. Nos mobilizamos e com apoio de muitos, conseguimos avançar. Agora precisamos de interessados em assumir a obra.”

Para ele, a escola é uma referência para o bairro. “No passado, a Cohab era renegada. Hoje cresceu muito e se desenvolveu. Temos moradores que trabalham nas indústrias, no comércio, e que precisam de um lugar próximo para os filhos estudarem.” O comerciante destaca: “por hora, temos de concreto a licitação. Sabemos disso. Não vamos parar até a obra terminar.”


03/12/2022

Fonte: Grupo A Hora

 

Curso Licitações

23/04/2024

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa abriu uma l...

23/04/2024

Ceasa-ES anuncia abertura de licitação para solução de controle e acesso

Na última quarta-feira (17), a Centrais de Abastec...

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita