Nova licitação do transporte completa seis meses de atraso


A nova licitação da concessão do transporte público coletivo de Campinas vai completar seis meses de atraso e ainda sem expectativa de quando irá sair. Em uma audiência pública no mês de março, o secretário de Transportes e presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro prometeu que a concorrência seria feita no começo de junho, o que não ocorreu.

A licitação será sobre o transporte convencional e o PAI (Programa de Acessibilidade Inclusiva) por 15 anos, no valor de cerca de R$ 7 bilhões.

No final de junho, em contato com a reportagem do ACidade ON, a assessoria de imprensa da Emdec informou por meio de nota que realizava "os últimos fechamentos de detalhes técnicos que constarão no edital de licitação. A previsão é de que o edital de licitação do transporte público coletivo do município seja lançado no mês de julho", o que não ocorreu também.

Hoje, o sistema de ônibus de Campinas é dividido em verde, vermelho, azul claro e azul escuro. Com a nova licitação, serão vermelho (Norte), azul escuro (Noroeste), azul claro (Oeste), verde (Sudoeste), amarela (Sul), laranja (Leste) e branco, que vai englobar a região central e o entorno.

Poderá haver, também, a criação da modalidade seletiva, que poderá criar linhas especificas, com tarifas diferenciadas. Além disso, a operação dos corredores do BRT ficará por conta da empresa vencedora.

A atual licitação é de 2005 e desde agosto de 2015 foi considerada irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A Emdec foi procurada, porém, até a publicação da reportagem não houve retorno.

NÚMEROS
De acordo com a Emdec, em 2017 foram transportados 13.997.918 passageiros, sendo que os pagantes somaram 8.903.051 - um percentual de 36% de gratuidade.

Ainda de acordo com a Emdec, os estudantes de nível médio manterão desconto de 60%. Para quem é nível superior será de 50% e a gratuidade continua para idosos acima de 65 anos

A tarifa será reajustada anualmente, como é hoje. A cada três anos vai haver uma revisão dos valores.


05/12/2018

Fonte: A Cidade ON

 

Avisos Licitações

18/12/2018

Legislativo andreense reabre licitação para controle de acesso

A Câmara de Santo André oficializou a retomada de licitação que tem co...

18/12/2018

Beto Preto autoriza licitação de asfalto em mais quatro bairros

O Departamento de Compras e Licitação da Prefeitura de Apucarana já tr...

17/12/2018

CNPE autoriza licitações para áreas exploratórias de petróleo e gás natural

Em reunião realizada nesta segunda-feira, foi definido que as duas rod...

17/12/2018

Licitação para a implantação do teleférico de Juazeiro deve ocorrer neste mês

O turismo religioso que movimenta também a economia da Região do Carir...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita