Santos terá 310 novas vagas de estacionamento regulamentado


A Prefeitura de Santos vai ampliar em 24% o número de vagas para estacionamento regulamentado na Cidade a partir do ano que vem, subindo de 1.284 para 1.594 – 310 a mais. A medida está prevista no contrato de concessão do estacionamento rotativo para a iniciativa privada. Há licitação em andamento para que o sistema se torne digital, acabando com o cartão de papel. A empresa vencedora será conhecida no próximo dia 22 de outubro.

Ganha a que repassar a maior porcentagem do que arrecadar com a exploração do sistema ao Município. O índice não pode ser inferior a 27,06%. Ao terceiro mês de concessão, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai demarcar mais 50 vagas no Centro, 60 no Gonzaga e 200 na Vila Mathias e entorno da Rua Carvalho de Mendonça. Parar nesses espaços requer pagamento obrigatório de R$ 2,50 por uma hora (renovado uma única vez pelo mesmo valor).

Segundo a CET-Santos, o novo modelo permitirá a aquisição de créditos por meio de loja virtual (APP), portal web ou lojas físicas. Eles serão comercializados pelo mesmo preço dos cartões atuais, porque, segundo o presidente da companhia, Rogério Vilani, baratear significaria incentivar os motoristas a estacionarem na rua, o que iria contra a política de mobilidade.

A CET aponta uma série de benefícios com o novo sistema, que deve entrar em operação em até três meses. Um deles é a agilidade na busca das vagas, em razão da ferramenta apresentar um mapeamento das ruas onde há maior oferta de espaços (não haverá sensor em cada vaga, apenas uma estimativa por localidade).

Outra vantagem é a ampliação do tempo de uso da vaga sem a necessidade de retornar ao veículo, por meio da renovação de créditos pelo app. Um alerta será acionado quando o tempo de permanência máximo, de duas horas, estiver se esgotando. O veículo deverá trocar de vaga a cada duas horas (mantendo a regra atual).

Motoristas que não têm smartphones poderão utilizar os pontos de venda para adquirir tíquetes eletrônicos virtuais, em sistema similar à compra de crédito para o celular. Esses postos estarão instalados nas áreas de estacionamento regulamentado. Basta informa a placa.

Obrigações
A empresa vencedora da licitação fará a operação e manutenção do sistema na Cidade. A CET responderá pelo gerenciamento do serviço e continuará fiscalizando. A concessionária também deverá revitalizar a sinalização (horizontal e vertical), com serviços de pintura e instalação de placas de acordo com a legislação de trânsito, nas áreas com vagas de regulamentado.

Parte dos 40 operadores de tráfego que atuam de forma dedicada no sistema regulamentado, realizando a venda de cartões e o controle do uso dos espaços, serão direcionados para atividades diversas como as que visam a melhoria da fluidez, o atendimento a ocorrências e monitoramento do viário. Apenas 10 devem continuar na atividade, porque as multas continuarão sendo feitas manualmente por eles.

“Não vamos autorizar a empresa a processar multas, apenas a CET fará isso. Nenhuma infração será lavrada sem a presença do agente no local. A empresa deverá ter veículos com câmeras OCR, para ler placas. Dessa forma, quando chegar a informação de desrespeito ao sistema, o agente será enviado ao local”, explica Vilani.

Segundo ele, o serviço também terá um telefone disponível para caso de falhas no sistema digital. “Tem todo um critério para prestar o serviço, com punições. Mas a única forma que nosso agente tem para saber se o usuário comprou o crédito é pelo sistema, se ele não funcionar também não conseguimos fiscalizar. Então não falha só para o usuário”.


24/09/2018

Fonte: A Tribuna

 

Curso Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita