Com decreto de Crédito Adicional, Prefeitura Reabre Licitação Para Canalização


Com a publicação do decreto que abre crédito adicional suplementar, no valor de pouco mais de R$ 3 milhões, a prefeitura de Catanduva reabriu o processo licitatório que objetiva contratar empresa responsável para a realização da canalização do Rio São Domingos.

A abertura da licitação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, assim como o decreto para a utilização do superávit da Superintendência de Água e Esgoto (Saec).

Porém, até ontem ainda não era possível verificar a concorrência no site da Prefeitura. A suspensão tinha sido justificada por readequação no edital.

Enquanto a administração reabre a licitação e busca a realização da obra, o presidente da Câmara, Aristides Jacinto Bruschi, segue contrário ao procedimento. Para ele, em vídeo publicado, toda a canalização do rio, com a colocação de concreto no trecho que vai da Ceará até a rua São Paulo vai afetar o meio ambiente. “Estamos percorrendo o rio São Domingos e seus afluentes. Estivemos no córrego Minguta e Córrego Barro preto. Um ponto negativo da canalização é o prejuízo ambiental que será enorme”.
Em tom de ironia, Ari utiliza uma entrevista do prefeito a uma emissora de televisão, quando ele aborda o tema. “Vamos ouvir um engenheiro renomado. Senhor engenheiro, canalizar esse trecho do rio São Domingos resolve o problema da enchente em Catanduva?”, questiona.

O vídeo editado traz então o prefeito Afonso Macchione Neto falando sobre a canalização. “Você dá o embelezamento e resolve o escoamento, mas não resolve o problema das inundações”.
O vídeo do presidente da Câmara também traz imagens de lixo acumulado nos dois Córregos, o Minguta e o Barro Preto.

A estimativa é de que toda a obra pretendida pelo governo custe em torno de R$ 11,4 milhões. A canalização será realizada inicialmente com os recursos vindos do Superavit da Saec, que o Chefe do Executivo conseguiu “encaixar” em crédito adicional suplementar, driblando a vontade da maioria dos vereadores que era de que o dinheiro da autarquia fosse direcionado ao pagamento do dissidio de 2015 dos servidores.

Em entrevista para O Regional, quando houve a abertura da licitação, o prefeito Afonso Macchione Neto (PSB) sintetizou a obra que tem prazo para conclusão em 360 dias. “Serão 750 metros de comprimento, com paredes laterais e fundo do rio de concreto. Vamos ter calçadas mais largas, com seis metros de largura e colocaremos nesse passeio as ciclofaixas. Será um completo corredor verde”, afirma o chefe do Executivo.

Ao ser questionado sobre o motivo para a licitação constar canalização parcial do São Domingos, Macchione justificou: “O projeto todo prevê também o trecho que vai da São Paulo até atrás da rodoviária. Mas neste momento faremos apenas até a São Paulo, começando pela Ceará”, explicou.

Para o leitor ter uma ideia do que será feito, o Rio São domingos nesse trecho ficará semelhante ao córrego Minguta, na avenida Engenheiro José Nelson Machado. “A canalização vai melhorar a velocidade da água, fazendo com que as chances de enchentes reduzam drasticamente”. A reportagem questionou a possibilidade, com calçadas mais largas, de redução do espaço para a passagem de automóveis. O prefeito afirmou que a largura da avenida para o trânsito de veículos não será afetada.

O prefeito fala ainda que além da canalização, o projeto consiste em tornar a área um espaço de lazer para os moradores. “serão implantados bancos, será arborizado, enfim uma grande obra”, finalizou.


07/08/2017

Fonte: O Regional

 

Curso Licitações

16/12/2018

Porto de Santos deve ter licitações de terminais e nova gestão da dragagem em 2019

Descentralização da gestão portuária, novos arrendamentos e recorde de...

16/12/2018

Prefeitura de Florianópolis divulga OS que ganhou licitação para gerir UPA Continente

A Prefeitura de Florianópolis divulgou no Diário Oficial desta sexta-f...

14/12/2018

Vias centrais: Licitação define empresas que farão a sinalização horizontal

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Admi...

15/12/2018

Licitação para obras em cemitério é novamente reaberta

A Prefeitura de Jaú reabriu licitação para contratação de empresa que ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita