Suposta fraude suspende licitação da Casan


A desclassificação de três empresas que participaram da licitação para a construção de uma nova adutora junto ao Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, fez com que o presidente da Casan, Walmor de Luca, determinasse uma nova concorrência. A revelação foi feita neste fim de semana, dias 13 e 14, durante um intervalo na programação da comitiva catarinense em Porto, Portugal.

De Luca disse que suspeitou que o processo licitatório estava sendo dirigido para excluir empresas. Ele explicou que as três concorrentes não apresentaram a documentação completa exigida, mas que alguns integrantes da comissão de licitação só pretendiam descartar duas.

O presidente da Casan preferiu não citar os nomes das empresas, nem dos funcionários envolvidos, mas descreveu como ocorreu o processo e a situação que o levou a ordenar a abertura de uma nova concorrência.

O novo edital de licitação deve ser menos restritivo, segundo De Luca, para que mais empresas participem, podendo até abrir caminho para a formação de consórcios. Ele citou a exigência anterior de que as concorrentes tivessem pelo menos seis quilômetros de adutoras já implantados.

Com o adiamento da licitação, a Casan não vai conseguir cumprir o prometido de iniciar o verão sem os problemas de falta de água registrados nas últimas temporadas. A previsão do presidente da empresa é que a obra seja concluída até meados de janeiro.

Saiba mais
A obra e o problema
• A nova adutora vai levar água diretamente do Rio Pilões para a estação de captação que fica junto ao Rio Cubatão, em Palhoça, na Grande Florianópolis
• A obra é apontada pela empresa como a solução mais rápida e barata para acabar com o problema de turbidez, que impede o tratamento da água, e que acontece sempre que chove muito
• O custo total da obra supera os R$ 6 milhões, sendo R$ 2,5 milhões para a construção e o restante para o material, que já foi comprado


15/09/2003

Fonte: ClicRBS

 

Curso Licitações

29/01/2019

Curso de Licitações Públicas em Porto Alegre e São Paulo

Quer treinar sua equipe para obter melhores resultados nos processos d...

22/03/2019

Projeto quer que licitações sejam transmitidas ao vivo

Manaus – Tramita na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) projeto de ...

22/03/2019

Governo deve divulgar edital para licitação de Porto de Paranaguá

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta sexta...

22/03/2019

Primeira licitação da Estação Rodoviária de Porto Alegre não trará mudança de endereço do terminal

Os estudos das concessões da RS-287, da RS-324 e da Rodoviária de Port...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita