Edital garante R$7,7 mi para pesquisas em biotecnologia


Salvador - As pesquisas relacionadas à biotecnologia no semi-árido acabam de receber incentivos do governo federal, com o resultado do Edital Etene/Fundeci/MCT 01/2003, que garante o investimento da ordem de R$ 7,7 milhões na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Com isso, quatro projetos aprovados pelo edital receberão o aporte de verbas para serem desenvolvidos, dos quais dois são coordenados por pesquisadores da Bahia.

Eles são voltados para a resolução de problemas enfrentados pelas populações da região, como o melhoramento genético de plantas, sementes e animais, pesquisa de vacinas e fármacos para o combate de doenças endêmicas da região e o controle de pragas na agroindústria.

Para o coordenador Científico da Renorbio, Luis Antônio Barreto de Castro, o edital foi um sucesso. “Recebemos propostas de altíssima qualidade, o que se tornou um bom problema para o Comitê Técnico Assessor na hora de julgar. Sem dúvida atingimos o objetivo de iniciar a integração da base científica da região”, declara.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e um dos idealizadores da Renorbio, Rafael Lucchesi, “a rede é focada no desenvolvimento de tecnologias que promovam a inclusão social no semi-árido”. Ele explica que, “além dos efeitos na qualidade de vida dos nordestinos, as inovações desenvolvidas deverão propiciar a criação de empresas de base tecnológica na região, que por sua vez poderão exportar essas soluções para outras áreas carentes do mundo”.

Um dos projetos aprovados é denominado Criação de uma Rede de Antígenos Recombinantes para Desenvolvimento de Vacinas e Métodos Diagnósticos visando o Controle de Doenças na Região Nordeste do Brasil. Coordenado pelo pesquisador titular da Fundação Osvaldo Cruz da Bahia, Lain Carlos Pontes de Carvalho, o projeto conta com a cooperação entre os estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, envolvendo oito laboratórios de pesquisas.


06/05/2004

Fonte: Jornal da Mídia

 

Avisos Licitações

19/07/2019

Títulos de capitalização poderão ser vendidos em licitações públicas

O mercado de capitalização proporá inserir os títulos da nov...

20/07/2019

Governador de MS participa do lançamento da licitação da ponte em Porto Murtinho

Nesta sexta-feira (19), Reinaldo Azambuja participou em Por...

17/07/2019

Curso de Licitações Públicas em Porto Alegre

Quer treinar sua equipe para obter melhores resultados nos p...

19/07/2019

TCE/PR – Suspensa licitação de Diamante do Oeste para compra de rolo compactador de solo

Exigência que especificou o objeto licitado e poderia limita...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita